Qual é a data de aniversário mais comum no mundo?
De certeza que conhece alguém que faz anos no mesmo dia que você. O curioso é que, de acordo com vários estudos da ONU, há um dia específico do ano em que nascem muitas pessoas: qual será a razão?
Maria, Maomé e José são três dos nomes mais utilizados no mundo e, tal como existe um ranking dos nomes mais comuns, existe também um ranking das pessoas que coincidem em nascer no mesmo dia. Parece uma piada, mas não é, e este facto é corroborado por uma investigação da ONU, que concluiu que há claramente um dia do ano em que há mais nascimentos.
Esta é a data de aniversário mais comum
Se há um mês em que há mais nascimentos, é claramente o nono mês do ano, setembro. E há também um dia-chave, o dia 9, a data em que nasce a maioria das pessoas, seguido dos dias 12 e 19 de setembro.
Se procurarmos uma razão para esta data específica, a resposta é fácil: se fizermos as contas, e tendo em conta que uma gravidez dura em média 40 semanas, compreende-se que a conceção tenha ocorrido no Natal e no Ano Novo, uma data de amor e paz por excelência, de celebrações e onde os casais passam mais tempo juntos.
E tudo isto não é uma coincidência, mas é apoiado pelo chamado "paradoxo do aniversário", segundo o qual, num grupo de 23 pessoas, há 50% de probabilidade de pelo menos duas delas terem nascido no mesmo dia.
Esta tem sido a tendência nas últimas décadas, com setembro a liderar, mas nem sempre foi assim. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística, em décadas anteriores, como 1970 e 1980, maio foi o mês com mais nascimentos.
Pessoas famosas que nasceram neste dia
Por ser uma data tão repetida, o dia 9 de setembro, obviamente que muitas caras conhecidas também nasceram neste dia, como é o caso do cantor Michael Bublé ou dos atores Hugh Grant, Michele Williams, Adam Sandler e Henry Thomas, o famoso Elliott, a criança de E.T. O Extraterrestre.
Fevereiro, o mês com menos nascimentos
E se há uma data de nascimento muito comum, há também uma menos comum, que não é outra senão fevereiro, mais concretamente o dia 29, e a explicação é simples: é um dia que só ocorre de quatro em quatro anos.
Além disso, existem dois outros dias que são considerados pouco frequentes para dar à luz, nomeadamente 24 de dezembro, véspera de Natal, e 31 de dezembro, véspera de Ano Novo. De facto, está demonstrado que a taxa de natalidade diminui mais de 15% nestes dias, o que nos leva a concluir que dezembro é um mês muito mais propício à conceção do que aos nascimentos.