Próximos dias em Portugal: menos calor, alguma chuva e vento forte de Norte
Março despedir-se-á com chuva intermitente nalgumas regiões de Portugal, para além da diminuição do calor. E para os primeiros dias de abril e da Semana Santa, que tempo se prevê?
Após um início de semana com calor de verão em Portugal continental, com várias localidades a terem atingido ou até mesmo ultrapassado os 30 ºC, espera-se que entre hoje e a próxima sexta, dia 31, o tempo arrefeça gradualmente para valores de temperatura normais para a época do ano.
O vento soprará moderado a forte de Oeste-Sudoeste e, associado a este fluxo, prevê-se a passagem de uma frente de fraca a moderada atividade que se traduzirá em chuva fraca, irregular e restrita espacialmente ao Norte, sobretudo a oeste da Barreira de Condensação (Viana do Castelo, Braga e Porto), mas também a alguns pontos da Região Centro.
A partir de sábado, 1 de abril, o vento passará a soprar forte do quadrante Norte à qual estará associada uma previsível ondulação do jato polar. Além do notório arrefecimento diurno, também se espera temperatura mínima mais baixa do que nos últimos dias.
O tempo no primeiro fim de semana da Semana Santa (que já abarca o Domingo de Ramos) no nosso país estará, em geral estável, mas com períodos nublados no sábado (1) (e chuviscos na Região Norte); e céu limpo ou pouco nublado no Domingo de Ramos (2).
Para a primeira metade da Semana Santa (segunda, 3 a quarta, 5 de abril), antecipa-se uma viragem do fluxo de Noroeste para Nordeste, o que se traduzirá em noites muito frescas ou frias, e dias relativamente amenos ou quentes, com ambiente estável, seco e soalheiro.
De acordo com o nosso modelo de referência, a partir da Quarta-feira Santa (5) poderão surgir mudanças no estado do tempo, mas a incerteza na previsão ainda está demasiado elevada.