Próximos dias em Portugal: "em março, chove cada dia um pedaço"
Os primeiros dias de março estão a ser marcados pela chuva que há tanto se ansiava. Entretanto, a precipitação dará tréguas no nosso país, apenas para que, dentro de pouco dias, mais frentes voltem a Portugal continental. Onde e quando poderá chover? Confira a previsão!
O padrão atmosférico está finalmente a dar sinais de mudança com a quebra do anticiclone de bloqueio, que agora se retira para o norte da Europa (Ilhas Britânicas e Escandinávia). Após a frente que regou Portugal continental ontem, entre sexta-feira (4) e domingo (6) o tempo estará predominantemente estável, sendo apenas interrompido por uma pequena frente no sábado (5) que deixará chuva na faixa costeira ocidental e nas regiões do Alentejo e Algarve.
O ar polar provocará a descida das temperaturas, que será acentuada nas terras do interior Norte e Centro – onde se prevê mínimas negativas em cidades como Bragança e Guarda. Domingo será um dia com períodos soalheiros e nublados, fresco e ventoso. Mas, com o jato polar cada vez mais ondulado e sem o anticiclone a servir de “escudo” na latitude da Península Ibérica, abre-se a via para a chegada de depressões e frentes atlânticas até Portugal continental.
A partir de segunda-feira (7) o céu começará a escurecer, com os primeiros pingos de chuva a dar sinal da iminente chegada de um “comboio de frentes” atlânticas que varrerá o país ao longo de toda a semana. Além da chuva generalizada, com acumulações muito expressivas a norte da bacia do Mondego, prevê-se vento forte de Oeste e queda de neve nos sistemas montanhosos (Serra da Estrela, Gerês, etc). Realce-se que ainda faltam vários dias, pelo que a previsão meteorológica, sobretudo da neve, se pode alterar bastante.