Próximos dias em Portugal: diminuição do frio e novo pico de poluição do ar
Primeiros dias de fevereiro em Portugal com diminuição gradual do frio, apesar da persistência de temperatura mínima baixa, e de algumas geadas e nevoeiro matinal no interior. Haverá também tendência para a acumulação de poluição atmosférica em torno dos principais centros urbanos. Consulte a previsão!
O tempo seco e soalheiro, de cariz anticiclónico, irá continuar no que resta da semana em Portugal continental. Ao longo dos próximos dias viveremos uma situação de estabilidade meteorológica no nosso país, alimentado pelas altas pressões e pelo vento de Leste/Nordeste.
O frio começará a diminuir lenta e gradualmente à medida que uma massa de ar mais temperada for percorrendo a Península Ibérica de norte para sul. As noites continuarão frescas, mas os períodos diurnos estarão mais amenos e termicamente confortáveis.
No interior de Portugal continental as noites manter-se-ão bastante frias, com formação de gelo e geada e surgimento de nevoeiro/neblina matinal nalguns locais do Nordeste Transmontano e da Beira Alta.
Na faixa litoral entre Viana do Castelo e Lisboa, haverá tendência para a concentração de poluentes atmosféricos nocivos para a saúde, especialmente para os grupos populacionais mais vulneráveis (idosos, crianças e indivíduos com doenças respiratórias).
A acumulação maior de partículas poluentes está prevista para sexta-feira, dia 3 de fevereiro, entre o final da tarde e a noite, sobretudo nas áreas geográficas entre Braga e Porto, e também em redor de Aveiro, e de Lisboa.
No fim de semana espera-se não só uma diminuição ligeira do frio noturno (menos geadas), como também um pequeno aumento da temperatura máxima, com ambiente seco e céu limpo ou pouco nublado.