Pronto para uma escapadinha de fim de semana? Esta cidade é a mais barata da Europa para visitar

Lisboa é a segunda cidade europeia mais barata para uma escapadinha, mas há outra capital na Europa com muito para descobrir a um preço ainda mais em conta. Já a conhece?

Vilnius
Marque já a sua próxima viagem. Foto: Go Vilnius

Depois das férias de verão, que, por hábito, ocupam mais de metade dos dias a que temos direito, surge a necessidade de fazer pequenas pausas rápidas e económicas.

Se, por um lado, ficar no país e explorá-lo é uma ótima opção, para alguns, ”ir para fora é que é bom”. E a verdade é que, uma estadia durante o fim de semana pode ser o suficiente para conhecer uma cidade ou vila europeia. Só precisa de saber escolher — e nós podemos ajudar.

Sim, a Europa tem uma diversidade de países e culturas que não torna a tarefa de decisão em nada fácil. Mas, é nestes momentos que recomendamos optar por aqueles destinos urbanos subestimados. Vilnius é um deles. Porquê? Nós explicamos.

A capital da Lituânia foi considerada, pela Condé Nast Traveller, a cidade europeia mais barata para uma city break. Segundo a revista, a capital lituana figura em primeiro lugar no barómetro ‘Post Office City Costs’.

“Não é a primeira vez que a fascinante cidade lidera a tabela de classificação, embora tenha perdido para Lisboa em 2023. Mais opções baratas para uma escapadela na cidade incluem Lille, em França, Cracóvia na Polónia e Riga na Letónia”, lê-se.

De acordo com o barómetro, uma viagem de duas noites a Vilnius, para duas pessoas, custa cerca de 283€. Este valor inclui uma variedade de bebidas, um jantar para dois com uma garrafa de vinho da casa, duas noites num alojamento de três estrelas, passeios turísticos e transporte na cidade.

Não há dúvida de que esta é mesmo uma boa aposta para quem quer viajar dentro do orçamento. Depois de analisados os dados, verificou-se que Vilnius registou um custo 10% inferior ao de Lisboa, a segunda classificada do ranking, e de menos de metade do custo das outras 18 cidades representadas na lista.

O que fazer em Vilnius

Será um fim de semana suficiente para conhecer Vilnius? Diríamos que sim! Fazê-lo é possível e gratificante, especialmente porque a cidade oferece uma mistura rica de história, arquitetura e cultura.

O melhor é que é compacta, o que permite que conheça muitas atrações a.

Comece por explorar a Cidade Velha de Vilnius, um Património Mundial da UNESCO, famoso pelas ruas de paralelepípedos e arquitetura barroca. Visite depois a Catedral de Vilnius e a Torre do Sino, símbolos icónicos da cidade. Aproveite ainda para caminhar até à Praça da Prefeitura.

Vilnius
Perfeito para conhecer em poucos dias. Foto: Tripjive.com

Não se esqueça de visitar o Castelo de Gediminas e de subir a colina para ter uma das vistas mais espetaculares da cidade. Acredite: não se vai arrepender. Próximo dali, poderá também explorar o Palácio dos Grão-Duques da Lituânia.

A Igreja de Santa Ana, a Porta da Aurora, o Museu Nacional da Lituânia e o Museu das Ilusões são também pontos a não perder. O mesmo acontece com o Parque Bernardine, ou Trakai, famoso por ter um castelo no meio de um lago (fica a 30 minutos de Vilnius).

À noite, passeie pelo bairro artístico e alternativo de Uzupis, conhecido pela sua "República Independente", com a própria constituição e ambiente boémio. Aproveite para jantar num dos cafés ou restaurantes acolhedores da área. Sugerimos que experimente pratos como cepelinai e kugelis.

Portugal também é referido

Portugal continua a destacar-se internacionalmente. Lisboa é a segunda cidade mais barata para visitar numa escapadinha, sendo, aliás, o destino com melhor custo-benefício na Europa Ocidental.

“Apesar de um aumento de 26% no custo médio de acomodações de três estrelas, os preços continuam bons para refeições, bebidas e outras comodidades turísticas”, nota a publicação. Mas a capital portuguesa não foi a única a ser mencionada.

Braga foi considerado, pela Condé Nast Traveller, o melhor destino para uma espadela discreta. Já o Porto destaca-se por ser a melhor opção para quem quer “bebericar ao sol”.