Primeiro Eclipse Solar de 2020: o que é o chamado ‘Anel de Fogo’?
Durante o fim de semana vamos poder admirar, dependendo da área na qual estivermos no planeta, um eclipse solar que muitas vezes é apelidado de 'Anel de Fogo'. Porque é assim chamado? E em Portugal, será possível assistir ao vivo ou teremos de recorrer à Internet? Saiba tudo aqui, connosco!
O primeiro eclipse solar de 2020 vai encantar uma pequena parte do globo terrestre com a aparição de um deslumbrante "anel de fogo" neste 20 de Junho (ou 21 de Junho, dependendo da sua localização, no planeta). Um eclipse solar anelar, de anel ou anular, ocorre quando a Lua está demasiado afastada de nós para cobrir completamente o Sol da nossa vista, deixando assim um círculo de luz em torno da Lua. É por isso que este eclipse é poeticamente chamado um "anel de fogo".
O eclipse anelar total será visível em partes da África e da Ásia. "Uma estreita faixa desde África até ao Oceano Pacífico poderá observar a Lua defronte do Sol (bloqueando 99,4% do Sol no seu auge no Norte da Índia), pelo que somente será visível um anel brilhante", de acordo com fontes oficiais, como a NASA.
No site Time and Date, por exemplo, pode introduzir os dados da sua região ou área de residência e o website irá informar-lhe se poderá ver um eclipse total, um eclipse parcial ou se não o poderá ver de todo, desde o local onde vive. Este site da NASA também mostra a trajetória do eclipse num mapa interativo, que além disso permite fazer zoom para encontrar um local para observar este fascinante fenómeno natural.
No entanto, se não estiver nalgum lugar ou local que seja o indicado para ver pessoalmente o eclipse, pode felizmente desfrutar dele, observando-o, graças ao The Virtual Telescope Project, que é responsável pela transmissão destes acontecimentos da abóbada celeste, em direto.
Vamos poder admirá-lo, desde Portugal?
Sim, mas apenas virtualmente e de forma digital. Para tal teremos de recorrer à Internet. Por exemplo, os fãs dos eclipses nos Estados Unidos terão de estar muito atentos, dado que o The Virtual Telescope Project começará a emitir às 22h30, hora do Pacífico, na noite de sábado, 20 de Junho.
Já na Europa, e particularmente em Portugal continental (hora de Lisboa), pode consultar os vários links disponibilizados para poder apreciar o eclipse. Este evento ocorre de 20 para 21 de junho e será visível, conforme as condições meteorológicas o permitirem, em territórios do centro de África, Paquistão, Norte da Índia, sul da China, Taiwan, etc.
O Observatório Astronómico Nacional do Japão disponibilizará uma emissão em direto em japonês que dará a oportunidade de ver o eclipse parcial a partir das 23h45, hora do Pacífico, no sábado, 20 de Junho.
O solstício de verão é já amanhã, e será seguido por um eclipse solar parcial e e em forma de "anel de fogo". É extremamente recomendável a utilização de óculos adequados para evitar possíveis problemas oculares, durante a observação direta do evento. Os fãs deste tipo de acontecimentos vão poder assistir ao "anel de fogo" durante, no máximo, cerca de um minuto.
Por último, é de realçar que este eclipse não será o último deste ano de 2020. No próximo dia 14 de dezembro vai ocorrer um eclipse total do Sol.