Primeira lista de nomes para as tempestades desta temporada na Europa
Foi anunciada a primeira lista de tempestades com nomes de pessoas para a época 2020/2021 na Europa, pelos serviços meteorológicos do Reino Unido (Met Office), Irlanda (Met Éireann) e Países Baixos (KNMI). Veja aqui se tem nome de tempestade!
Em 2015, o Met Office, serviço nacional de Meteorologia do Reino Unido, lançou uma campanha chamada ‘Name Our Storms’ que atribuía nomes de pessoas a tempestades, a fim de promover a consciencialização dos riscos e impactos potenciais das condições meteorológicas severas antes da chegada de uma tempestade. Mais tarde, os serviços nacionais de meteorologia da Irlanda e dos Países Baixos também passaram a colaborar e contribuir para esta campanha.
Como as tempestades possuem nomes de pessoas, a população adquire uma maior familiaridade e perceção do perigo da tempestade que está para chegar, estando mais atenta à previsões dos boletins meteorológicos e às indicações das autoridades de proteção civil, levando também a uma prevenção adequada.
Ontem, o Met Office, em conjunto com os parceiros homólogos da Irlanda (Met Éireann) e dos Países Baixos (KNMI), lançou a lista de nomes para a temporada 2020/2021. Tal como nos anos anteriores, esta lista foi compilada a partir de nomes sugeridos pelo público que refletem a diversidade das três nações. A partir de hoje, 1 de setembro, a primeira tempestade a ter impacto no Reino Unido, Irlanda e/ou Países Baixos será denominada 'Aiden', enquanto a segunda tempestade dará pelo nome de 'Bella'. Tal como nos anos anteriores, as letras Q, U, X, Y e Z não serão utilizadas, para cumprir com as convenções internacionais de nomes de tempestades.
Outros países europeus que nomeiam tempestades incluem países do sudoeste europeu tais como Portugal, Espanha e França e países do norte da Europa, tais como Suécia, Dinamarca e Noruega.
A campanha ‘Name Our Storms’ tem sido um sucesso
De acordo com os responsáveis pelo lançamento e monitorização da campanha que atribui nomes de pessoas tempestades, esta iniciativa tem sido um sucesso todos os anos.
Will Lang, chefe do Serviço Nacional de Avisos Meteorológicos Severos do Met Office, declarou: “Os impactos da tempestade Ciara e Dennis no início deste ano ainda estão frescos na mente de muitas pessoas e embora seja demasiado cedo para antecipar o que o tempo deste outono e inverno trará, estamos preparados com uma nova lista de nomes para ajudar a sensibilizar as pessoas para as condições meteorológicas severas antes que estas cheguem”.
Depois da recente passagem das tempestades Ellen e Francis, Evelyn Cusack, chefe das previsões meteorológicas do Met Éireann, fez questão de realçar: "Este verão terminou com as tempestades Ellen e Francis a trazerem tempo húmido e ventoso para o nosso país. Ao iniciarmos a nova temporada de tempestades para 2020-21, os meteorologistas da Met Éireann esperam trabalhar em estreita cooperação com os nossos colegas do Reino Unido e dos Países Baixos, continuando a fornecer uma mensagem clara e consistente ao público e encorajando as pessoas a tomar medidas para evitar danos a si próprios ou aos seus bens em alturas de tempo severo".
Gerard van der Steenhoven, Diretor-Geral do Royal Netherlands Meteorological Institute (KNMI), afirmou que os meteorologistas do KNMI vão continuar a colaborar com todo o prazer com os colegas homólogos do Reino Unido e da Irlanda na previsão de tempestades. Como as tempestades não se confinam às fronteiras nacionais, tem, portanto, todo o sentido que se atribua nomes comuns aos mesmos eventos meteorológicos extremos. O Diretor-Geral do KNMI prosseguiu, reiterando que: “Como muitas pessoas viajam frequentemente entre os nossos países, o uso de nomes comuns tornará muito mais fácil a perceção dos perigos representados por um grande sistema de tempestades.”