Prevê-se chuva e neve em Portugal nos próximos dias: saiba em que zonas serão mais prováveis!
O tempo em Portugal continental nos próximos dias vai sofrer algumas alterações face às altas pressões que vão, por agora, prevalecendo na nossa geografia. Está prevista precipitação, sob a forma de chuva e até mesmo de neve! Saiba quando e em que regiões.
O estado do tempo em Portugal continental tem sido geralmente dominado pelas altas pressões nestes últimos dias. Porém, entre as últimas horas de hoje - quarta-feira 11 de dezembro - e as primeiras horas da madrugada e manhã de quinta-feira (12), um centro de baixas pressões situado sobre o Golfo de Cádis produzirá aguaceiros fracos, pontualmente moderados, no Sotavento Algarvio (metade oriental do distrito de Faro) e em boa parte do Alentejo (vastas zonas dos distritos de Beja e Évora).
Adicionalmente, entre o cair da noite de amanhã (12) e as primeiras horas da madrugada de sexta-feira, 13 de dezembro, prevê-se o alastramento dos aguaceiros, fracos e dispersos, ao interior Centro e Norte, abrangendo vastos pontos dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Bragança.
Além disto, de acordo com os mapas de referência da Meteored, os aguaceiros poderão expressar-se sob a forma de neve (acima dos 900 metros de altitude) nos locais mais elevados do distrito da Guarda e em pontos de grande altitude de alguns dos concelhos da Terra Fria Transmontana, tais como Mogadouro, Bragança e Vinhais.
Para sexta-feira (13), logo desde o meio da manhã, espera-se que a geração de uma nova linha de instabilidade alcance as regiões mais próximas ao litoral, produzindo aguaceiros nos distritos de Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa e Setúbal. Nalgumas zonas do interior a precipitação poderá reativar-se, reforçando o tempo húmido e variável do dia anterior.
Perspetiva-se um fim de semana com grandes contrastes meteorológicos
A incerteza mantém-se no modelo de confiança da Meteored, porém, vislumbra-se um tempo de grandes contrastes entre sábado (14) e domingo (15), isto é, perspetiva-se uma grande variabilidade de estados do tempo.
Para sábado, 14 de dezembro, prevê-se um novo episódio de precipitação. Os mapas revelam aguaceiros mais prováveis e frequentes nas regiões situadas a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, que poderiam surgir pontualmente a sul do rio Tejo em zonas do Alto Alentejo (distrito de Portalegre) e Algarve.
Ademais, não se exclui a possibilidade de queda de neve em regime de aguaceiros acima dos 1400 metros de altitude no interior Norte e Centro (locais dos distritos de Vila Real, de Bragança e da região das Beiras e Serra da Estrela).
Apesar da incerteza associada, para domingo (15) espera-se um cenário totalmente distinto, de carácter marcadamente anticiclónico. Deste modo, prevê-se que o dia seja completamente condicionado pelas altas pressões, com céu pouco nublado até meio da manhã e limpo durante o resto da jornada. Em vários locais é expectável a formação de nevoeiro matinal. No interior Norte e Centro este fenómeno poderá persistir até ao início da tarde.