Prepare as malas e descubra as 2 cidades europeias mais populares em 2024
De locais icónicos a menos explorados, há muito para descobrir no mundo. Mas estas duas cidades são mesmo as grandes vencedoras na Europa. Já as conhece?

De cidades acolhedoras, a ilhas para fugir das multidões, passando por bairros mais duvidosos e becos cheios de pastilhas elásticas, já sabemos que o mundo está repleto de destinos por descobrir. Mas, por vezes, nem sempre é fácil decidir qual conhecer primeiro.
Mais uma vez, o Booking.com apareceu para tornar esse processo mais prático e simples. Como? Revelando outra lista que pode ser muito útil para quem é indeciso. Desta vez, com os 10 destinos de viagem mais populares em 2024.
A listagem foi elaborada através de uma análise que teve em conta as respostas de 27 mil utilizadores da plataforma. Entre o leque de nomes destacados, houve dois que trouxeram o prémio para a União Europeia.
“O nosso relatório 'previsões de viagem para 2024' revelou os 10 principais destinos que irão conquistar os corações de exploradores ávidos e entusiastas das viagens. Das paisagens inspiradoras de Beppu às movimentadas ruas de Buenos Aires, cada um destes destinos promete uma aventura verdadeiramente única e inesquecível”, lê-se na nota publicada a 29 de dezembro de 2023.
A meio do terceiro mês do ano, está na altura de planear as férias. Se for o tipo de viajante que gosta de seguir tendências, sugerimos que preste atenção a dois nomes que estão bem próximos de Portugal.
Em quinto e sétimo lugar, respetivamente, Valkenburg, nos Países Baixos, e Chemnitz, na Alemanha, estão entre os dez destinos mais procurados, segundo a plataforma.
Valkenburg, Países Baixos
Os Países Baixos são muito mais do que a sua capital. Sim, sabemos que, ao pensar neste destino, a cabeça foge rapidamente para Amesterdão, Utrecht ou Roterdão. E, atenção, todas estas cidades merecem ser visitadas. Mas, este ano, espera-se uma mudança para locais menos conhecidos. Pelo menos, assim o concluiu a plataforma internacional de reservas.
Na nota divulgada, o Booking recomenda que se visite a cidade no outono, “quando a vegetação luxuriante adquire um lindo vermelho âmbar” e “há muitas coisas para fazer”.
Sugerimos que não fique por aí. A cidade é famosa pelas cavernas, como a Caverna de Veludo, que remonta à Idade Média e é composta por rotas de fuga secretas ligadas ao Castelo de Valkenburg.

Na mesma nota da agência houve ainda espaço para mencionar uma sugestão de estadia. “Na área mais bem avaliada (apenas a 300 metros do centro da cidade), o Parkhotel Valkenburg oferece uma estadia luxuosa sem comprometer a sustentabilidade. Mantendo o nosso prestigiado selo Travel Sustainable Level 3+, este hotel meticulosamente projetado garante instalações de alto nível, bem como opções mais sustentáveis.”
Chemnitz, Alemanha
Se Valkenburg é conhecida pelo seu significado histórico, sistema de cavernas único e arredores pitorescos, Chemnitz é uma mistura de arquitetura histórica e contemporânea. Na cidade alemã existem, aliás, muitas instituições académicas e culturais — um paraíso, diríamos, para quem procura experiências urbanas diversas e dinâmicas.
A pouco conhecida Chemnitz é mesmo um destino para ficar de olho em 2024. Rica em cultura e história, a cidade é muitas vezes ofuscada pelas vizinhas Dresden e Leipzig. No entanto, a atenção estará voltada para esta Capital Europeia da Cultura nomeada para 2025, que está a preparar-se para as celebrações no próximo ano.

O site de reservas sugere que comece o seu roteiro no Kunstsammlungen Chemnitz, onde o legado artístico da cidade prospera. “Visite algumas das atrações mais emblemáticas da cidade com um passeio a pé, incluindo a Antiga Câmara Municipal, que remonta ao século XV, e a Icónica Torre Vermelha, uma característica proeminente da muralha da cidade que data do final do século XV”, lê-se.
Se quiser fugir à arquitetura industrial, passeie pelo Jardim Botânico de Chemnitz e pelo Arktisch-Alpiner Garten der Walter-Meusel-Stiftung.
Os 10 destinos mais procurados no mundo
A julgar pelas tendências, as pessoas viajarão cada vez mais para climas mais frios.
Beppu, cidade rica em fontes geotérmicas na ilha de Kyushu, no sudoeste do Japão, é a grande vencedora do ranking publicado pelo Booking.com. Segue-se Vlorë, na Albânia, reconhecida pelas suas belas praias e valor histórico.
O terceiro lugar do pódio é ocupado por Mérida, no México, famosa pelas suas florestas tropicais e crenças espirituais. Portland, nos Estados Unidos, é o quarto destino tendência.
Depois de Valkenburg, a lista continua com Buenos Aires em sexto lugar. A capital argentina é conhecida pela sua beleza e cultura, bem como por ser o berço do tango.
"Deleite-se com a cultura argentina durante a primavera (setembro a novembro), quando o clima é perfeito para passar de um bar movimentado para outro, cada um equipado com pistas de dança prontas para a ação. Esta metrópole dinâmica oferece inúmeras atrações, muitas das quais gratuitas", informam.
Com Chemnitz em sétimo, o oitavo lugar está reservado à cidade de Rotorua, na Nova Zelândia, que "oferece uma mistura única de cultura Maori, maravilhas geotérmicas e atividades ao ar livre".
Panglao é o nono destino a ser tendência em 2024, como revela a Booking.com, com os turistas a escolherem esta deslumbrante praia para as suas férias. O destino de praia das Filipinas é conhecido pela sua areia branca, águas límpidas e vida marinha vibrante.
O ranking termina com a cidade australiana de Cairns, que tem um clima tropical encantador, perfeito para fazer snorkelling, mergulho e explorar as Atherton Tablelands nas proximidades.