Preços do café em máximos históricos: os consumidores devem preparar-se para o aumento dos custos
Os preços do café atingiram um máximo histórico na semana passada, a 10 de dezembro de 2024, pressionando os produtores e os consumidores em todo o mundo. As quebras de colheita relacionadas com o tempo no Brasil e no Vietname contribuíram para esta evolução dramática.
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Os preços do café nos mercados internacionais de produtos de base atingiram um máximo histórico em 10 de dezembro, exercendo pressão tanto sobre os produtores como sobre os consumidores em todo o mundo. Em particular, o preço dos grãos de café Arábica, que representam cerca de 75% da produção mundial de café, subiu para mais de 3,44 dólares por libra - um aumento de mais de 80% em 2024. Os grãos de café Robusta também atingiram máximos históricos em setembro, como noticiado pela BBC, entre outros.
O pano de fundo desta evolução são os extremos climáticos drásticos no Brasil e no Vietname, os dois maiores produtores de café do mundo. O Brasil foi atingido por extremos climáticos que podem afetar gravemente o período de floração das plantas Arábica. Ao mesmo tempo, o Vietname, o principal produtor de grãos Robusta, teve problemas semelhantes com a seca e as chuvas torrenciais. As condições meteorológicas provocaram perdas de colheitas e causaram incerteza nos mercados.
As previsões atuais sugerem que haverá défices assustadores. “A principal preocupação é a colheita de 2025 no Brasil”, diz Ole Hansen, chefe de estratégia de bens do Saxo Bank. “O país viveu a pior seca dos últimos 70 anos em agosto e setembro, seguida de fortes chuvas em outubro, o que suscita receios de que a colheita de flores possa falhar.” Os comerciantes de café estão à espera de uma queda na produção, o que poderia levar a novos aumentos de preços. A S&P Global Commodity Insights confirma que a procura continua elevada, enquanto os inventários estão a diminuir a nível mundial: “A tendência de subida dos preços do café deverá manter-se durante algum tempo”, prevê Fernanda Okada, analista de preços do café da S&P.
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Impacto nos consumidores e nas empresas
O aumento dos preços do café está a exercer pressão tanto sobre os produtores como sobre os consumidores. Embora as principais empresas de torrefação de café, como a Nestlé e a Lavazza, tenham conseguido suportar o aumento dos preços dos produtos de base nos últimos tempos, esta situação poderá mudar em breve. “Mas agora estão quase a chegar a um ponto de rutura. Muitos deles estão a considerar um aumento de preços nos supermercados (no primeiro trimestre de) 2025”, confirma Vinh Nguyen, CEO da Tuan Loc Commodities.
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A Lavazza, uma das principais empresas de café do mundo, declarou que já tinha tomado medidas para conter os custos, mas que já não podia compensar o aumento dos preços. A Nestlé também admitiu publicamente que teve de reagir face à atual situação do mercado.
Procura global e mudanças no mercado
Para além da escassez relacionada com as condições meteorológicas, a procura de café continua a aumentar em todo o mundo. Na China, em particular, o consumo de café mais do que duplicou nos últimos dez anos, aumentando a pressão sobre mercados já tensos. O consumo também se mantém consistentemente elevado na Europa e na América do Norte. O café é o segundo produto de base mais transaccionado no mundo, a seguir ao petróleo bruto, pelo que mesmo pequenas alterações na oferta e na procura podem ter um grande impacto.
A evolução atual faz lembrar 1977, quando uma vaga de frio repentina destruiu as plantações de café brasileiras e fez disparar os preços. Mas enquanto as condições meteorológicas extremas dessa altura foram apenas de curto prazo, a situação atual parece ser de longo prazo. As alterações climáticas e o seu impacto na agricultura levantam a questão de saber como é que o sector pode tornar-se mais resistente no futuro.
De um modo geral, o Relatório sobre o Mercado do Café também reflete a previsão da Organização Internacional do Café (OIC) para novembro de 2024, que reflete estes três desenvolvimentos fundamentais do mercado global do café: recordes de exportação, incertezas meteorológicas e uma procura global robusta.
Mas não são apenas os estrangulamentos da oferta que estão a causar o aumento dos custos de produção. Há também custos cada vez mais ocultos devido a fatores sociais e ambientais, como mostra uma nova atualização da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) sobre os custos da produção de café na África Oriental. Esses fatores de custo externos incluem:
- Trabalho infantil: Nas explorações de café da África Oriental, muitas crianças trabalham em tarefas como a apanha e a seleção das bagas de café, o que afeta a sua educação. Um estudo estimou o custo desta prática em 0,42 dólares por quilograma de café, especialmente no Uganda.
- Desigualdade de género: As mulheres na produção de café ganham significativamente menos do que os seus homólogos masculinos por trabalho semelhante, refletindo as desigualdades sistémicas no setor agrícola.
- Impactos ambientais: A cultura do café contribui para a desflorestação, as emissões e a poluição da água. Os sistemas agrícolas intensivos produzem mais emissões, mas produzem rendimentos mais elevados. O relatório da FAO salienta que esses custos afectam particularmente os pequenos agricultores e as comunidades, porque os custos externos não são tidos em conta nos preços de mercado.
O relatório da FAO salienta que estes custos afetam particularmente os pequenos agricultores e as comunidades, uma vez que os custos externos não são tidos em conta nos preços de mercado.
O que é que os consumidores de café podem esperar?
De um modo geral, os especialistas preveem que os preços do café voltem a subir no primeiro trimestre de 2025. Os consumidores devem estar preparados para que o café seja vendido a um preço mais elevado ou em embalagens mais pequenas. Algumas empresas estão também a concentrar-se em práticas de cultivo mais sustentáveis e a investir em plantas de café resistentes ao clima para encontrar soluções a longo prazo. Em suma, o café continua a ser um bem de luxo cujo valor se faz sentir em todo o mundo. Os amantes do café devem cada vez mais apreciar o seu café de forma consciente e preparar-se para uma evolução incerta dos preços.