Portugal Fresh leva 24 empresas de frutas e legumes à Fruit Logistica de Berlim. Exportações sobem 11% até novembro

A Alemanha é o quarto principal mercado de exportação das frutas e legumes portuguesas. Entre 5 e 7 de fevereiro, 24 empresas participam na feira Fruit Logistica, em Berlim, um dos maiores certames internacionais.

Morangos
A Alemanha é o quarto principal mercado de exportação das frutas e legumes portuguesas. Entre 5 e 7 de fevereiro, 24 empresas participam na feira Fruit Logistica de Berlim (Alemanha).

As empresas da associação Portugal Fresh - Associação para Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal, que agrega 112 sócios que representam cerca de 5000 agricultores, estão de malas feitas para Berlim (Alemanha).

Esta semana, entre os dias 5 e 7 de fevereiro, o melhor da produção de frutas e legumes de Portugal estará representado na Fruit Logistica, em Berlim, Alemanha, uma das maiores feiras internacionais dedicadas a este setor.

Este ano, a Portugal Fresh dinamiza a participação coletiva de 24 empresas, organizações de produtores e parceiros (foram 25 em 2024 e 27 em 2023) , com a “missão de destacar a excelência da produção nacional e abrir portas para novas oportunidades de negócio”.

São esperados mais de 2500 expositores de 86 países e a feira tem a ambição de atrair mais visitantes e expositores combinados do que qualquer outro certame do setor de produtos frescos.

A Fruit Logistica é “um certame estratégico para a Portugal Fresh”, diz a associação liderada por Gonçalo Andrade, que, há mais de uma década, investe na promoção internacional de frutas, legumes e flores nacionais, assim “contribuindo para o crescimento das exportações portuguesas”.

Exportações somam 2,36 mil milhões

Os últimos dados disponíveis revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que, entre janeiro e novembro de 2024, as exportações de frutas, legumes e flores somam 2,36 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de 11% face ao mesmo período do ano anterior.

Frutas
Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) indicam que, entre janeiro e novembro de 2024, as exportações de frutas, legumes e flores somam 2,36 mil milhões de euros.

Recorde-se que, em 2010, o ano da criação da Portugal Fresh, as exportações representavam apenas 780 milhões de euros, passando, em 2021, e pela primeira vez, os 1.7000 milhões de euros.

De acordo com a Portugal Fresh, a quantidade de produtos exportados de janeiro a novembro de 2024 "seguiu a mesma tendência e cresceu 7,4%, para 1.767.164 toneladas” no mesmo período homólogo.

Dos destinos para onde habitualmente Portugal exporta as suas frutas e legumes, a Alemanha é o quarto principal mercado. Entre janeiro e novembro de 2024 as vendas para o mercado alemão “subiram 12,5% em valor, para 184 milhões de euros”.

Já em 2023, as exportações tinham batido um recorde face a 2022, aumentando 11,4%, para 2.300 milhões de euros, segundo o INE.

Gonçalo Santos Andrade, Presidente da Portugal Fresh, não tem dúvidas de que “as empresas portuguesas continuam a afirmar-se nos mercados internacionais, demonstrando a qualidade e competitividade dos nossos produtos”.

Pera rocha
Dos destinos para onde habitualmente Portugal exporta as suas frutas e legumes, a Alemanha é o quarto principal mercado. Entre janeiro e novembro as vendas “subiram 12,5% em valor".

Citando os dados estatísticos mais recentes, que revelam um crescimento de 11% nas exportações de frutas, legumes e flores até novembro de 2024, o presidente da Portugal Fresh diz que eles “confirmam que o setor está a consolidar-se como um motor essencial da economia nacional e da nossa presença além-fronteiras".

Alemanha palco de eventos

A Alemanha é, aliás, um palco de vários eventos empresariais relevantes do setor. Entre 28 e 31 de janeiro, a Portugal Fresh organizou naquele país uma presença coletiva de empresas portuguesas na IPM Essen, a principal feira mundial de flores e plantas ornamentais.

No stand da Portugal Fresh em Essen marcaram presença a Viplant, a Viveiros Monterosa, a Schroll Flowers e a Colossus Plants. “Este setor é dos mais inovadores da horticultura em Portugal e, em Essen, demonstrámos a inovação, qualidade e competitividade da nossa produção”, diz Gonçalo Santos Andrade.

Com o seu III Congresso marcado para dia 14 de Fevereiro, em Alcobaça, a que se junta a VI Gala Viva Frutas e Legumes de Portugal, a Portugal Fresh tem em curso um projeto conjunto de internacionalização ambicioso. Até ao final de 2025, inclui a realização de missões empresariais e ações de prospeção em quatro novos mercados.

No âmbito da mesma ação coletiva, está também prevista a “participação em seis feiras internacionais e várias iniciativas de promoção para acelerar a presença internacional do setor”, revela a associação liderada por Gonçalo Andrade.

O projeto conjunto de internacionalização da Portugal Fresh é apoiado pelo Portugal 2030 - Programa Operacional Competitividade e Internacionalização e prevê um investimento global de 1.561.663,52 euros, financiado em 48,8% pelo FEDER - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

As missões empresariais e ações de prospeção que a Portugal Fresh tem na calha para 2025 passam pelos mercados dos Estados Unidos, Chile, Índia e Polónia.