Porque será Espanha posta de lado no que respeita aos comboios noturnos?

Na Europa, os comboios não páram ao entardecer. Uma extensa rede cobre todo o continente e pára apenas quando chega aos Pirenéus, onde já não é possível viajar à noite. Mas porque não é possível viajar durante a noite em Espanha?

Comboios noturnos
Espanha é considerado um "buraco negro" dos comboios noturnos, sendo bem notória a sua separação do resto da Europa.

A Europa está repleta de comboios noturnos e Espanha é considerada um deserto, de acordo com todos os mapas.

De acordo com o Jornal Climãtica se, desde 1985 até à pandemia, a Espanha passou de 15 comboios noturnos Trenhotel (nome do serviço comercial) para zero, é precisamente porque os comboios noturnos são considerados como serviços comerciais, não sendo para o serviço público. A sua gestão deve obedecer a critérios rigorosos de rentabilidade comercial e de gestão.

Antes das restrições impostas pela pandemia, ainda se realizava a ligação internacional Madrid-Lisboa e a ligação Madrid-Barcelona-Galiza. Porém, em 2019, último ano em que funcionaram, registaram perdas de 25 milhões de euros.

Regresso sem vista

Os motivos para que o regresso destas ligações não estejam previstas passa pelo desinteresse do investimento que contrasta com a voracidade nem sempre justificada da joia da coroa ferroviária espanhola, a rede de alta velocidade, a segunda mais longa do mundo depois da chinesa, com 3.402 quilómetros.

"Tal como a ÖBB identificou, as novas carruagens tiveram de ser adaptadas aos novos padrões de conforto exigidos pelos viajantes."
Daniel Alfonso, engenheiro de transportes aéreos e aeroportuários.

A ÖBB, empresa de transportes, criou o NightJet há oito anos e, tendo Viena como base operacional, concebeu um serviço que continuou a expandir-se para a Alemanha, Polónia, República Checa, Eslováquia, Hungria, Eslovénia, Croácia, Itália e Suíça.

Rede de comboios noturnos
Com um impacto climático 28 vezes menor do que o avião, os comboios noturnos são a forma mais sustentável de percorrer longas distâncias. Fonte: back-on.track.eu

Desde 2021 também opera em França e, até ao final de 2024, prevê operar para Barcelona. Segundo o CEO da Ö BB, o crescimento não parou, de acordo com a demonstração de resultados de 2022 da empresa pública austríaca, que prevê o acrescento de 33 novos comboios em 2025 e revela um grande aumento da procura nos últimos anos de até 25% em várias linhas.

Empresa de transportes ÖBB planeia chegar a Barcelona até ao final de 2024. Alfonso acredita que esta extensão pode produzir um ponto de viragem no que até agora tem sido a exceção espanhola na Europa.

"De um modo geral, os anos dourados dos comboios noturnos foram entre 1945 e o final da década de 1980. Foi nessa altura que a rede ferroviária transeuropeia teve o seu apogeu. O seu declínio teve origem na chegada dos comboios de alta velocidade, na oferta de baixo custo do transporte aéreo e, fundamentalmente, como aconteceu com a oferta ferroviária em geral, em consequência da concorrência do transporte automóvel."

Historiador Miguel Muñoz

Todavia há também o fator climático. A Lei Europeia do Clima, aprovada em junho de 2021, propõe o objetivo de neutralidade climática na UE até 2050.

Um dos objetivos da Comissão Europeia passa por promover 10 rotas ferroviárias transnacionais, várias delas para viagens noturnas (incluindo a rota que liga Amesterdão a Barcelona), faz parte do quadro ambiental.

A este respeito, a ÖBB é clara: por pessoa, uma viagem NightJet poupa 50 vezes mais dióxido de carbono (CO2) do que uma viagem de avião.