Porque é que o jardineiro-chefe de Wimbledon reutiliza as borras de café da cozinha do pessoal para plantas saudáveis
O segredo para uma remodelação inspirada no jardim de Wimbledon foi revelado - borras de café da sala do pessoal do torneio. O jardineiro-chefe do torneio explica-lhe porquê.
Se já assistiu aos campeonatos de ténis de Wimbledon na televisão ou mesmo pessoalmente, deve ter reparado nas exposições florais em redor dos campos de ténis. O jardineiro-chefe de Wimbledon é Martyn Falconer. Tem estado a reutilizar alimentos e bebidas da sala do pessoal do recinto, como alimentos e bebidas que podem ser compostados no recinto, utilizando os restos da máquina de café como composto nos jardins de Wimbledon.
A mudança do composto à base de turfa
Isto faz parte de um movimento mais vasto para tornar Wimbledon mais sustentável e amigo do ambiente, com o seu compromisso de alcançar um ganho líquido para a vida selvagem em seis anos. Isto reflete o abandono da compra de composto à base de turfa, uma vez que a turfa é uma fonte vital de armazenamento de carbono na natureza e o lar de espécies únicas de vida selvagem.
Este facto refletiu-se em 2022, quando o governo fez planos para proibir a venda de turfa em jardins privados e em parcelas até ao final de 2024, mas infelizmente, até à data, esta legislação ainda não foi oficialmente aprovada.
Embora a utilização de turfa tenha diminuído em Wimbledon, tal não aconteceu na sua totalidade. Martyn Falconer disse ao UK Guardian: "Temos cerca de 100 módulos e cerca de 24 cestos sem turfa e estamos apenas a experimentar para obter a alimentação e tudo o que é necessário para que as exposições sejam tão boas".
Como utilizar o café
Atualmente, existe uma maior sensibilização para as vantagens da reutilização das borras de café, mas como devem ser utilizados estes grãos? A Gardener's World explica que as borras de café podem ser uma excelente parte do composto que pode ser aplicado no solo à volta das plantas do jardim, mas com moderação.
Se for depositada demasiada quantidade, as partículas finas podem aglomerar-se e impedir o acesso da água e do ar às raízes das plantas. Isto pode ser remediado utilizando uma pequena quantidade em combinação com resíduos secos e lenhosos, de modo a que haja um bom equilíbrio entre os materiais húmidos e secos.
As borras de café contêm nutrientes que as plantas aproveitam para o seu crescimento. Os solos são uma fonte de matéria orgânica, são ricos em nutrientes azotados e em potássio e fósforo
Uma vez que o café é um pouco ácido, pode ser um bom complemento para os solos em torno de plantas que gostam de ácido, como as hidrângeas, ou de plantas sedentas de nutrientes, como as roseiras. Além disso, pode até ser um repelente natural de lesmas esfomeadas que mastigam as plantas.
Utilize as borras de café com precaução
É provável que haja vestígios de cafeína no solo, o que significa que as plantas sensíveis a esta substância podem não se dar bem, como os tomates, e pode inibir a germinação das sementes. Tenha também cuidado com os cães que possam querer provar a borra, pois a cafeína presente é tóxica para os caninos.
Em todo o Reino Unido, pode procurar sacos de borras de café usadas (normalmente gratuitas) disponíveis em cafés ou espaços públicos comunitários para as reutilizar no seu jardim ou terreno como parte do seu composto ou como repelente natural.