Porque as cerejeiras estão a florescer antes do normal no Japão?
Neste ano, as árvores de cerejeira desabrocharam mais cedo que o esperado em diversos locais, principalmente nas cidades do sul do Japão. Cientistas dizem que este florescimento antecipado pode estar associado às alterações climáticas.
A floração das flores de cerejeira no Japão, onde são conhecidas como “sakura”, é um dos momentos mais aguardados do ano, quando as árvores cerejeira ficam repletas de pequenas flores brancas e rosas que deixam qualquer paisagem deslumbrante!
Contudo, este ano o florescimento ocorreu mais cedo que o normal. Nalgumas áreas do Japão a data de início da floração deste ano não tem precedentes, e isto é comparado a registos que são mantidos desde o século IX, ou seja, que possuem mais de 1200 anos!
Na cidade de Hiroshima, no sul do Japão, as primeiras flores abriram no dia 11 de março, 8 dias antes do recorde anterior registado em 2004. Na capital, Tóquio, as flores abriram no dia 22 de março, a segunda data mais precoce jamais registada.
Em Quioto, as flores das cerejeiras atingiram o seu pico de floração no dia 26 de março, de acordo com os dados recolhidos pela Universidade de Osaka, o início mais cedo jamais registado! O recorde anterior de data mais prematura de floração ocorreu no ano de 1409, quando as flores desabrocharam no dia 27 de março.
Os registos do florescer das cerejeiras em Kyoto foram rastreados desde o ano 812 pelo investigador Yasuyuki Aono, da Universidade da Prefeitura de Osaka, a partir de documentos e diários da corte imperial, chefes de estado, aristocratas e monges.
Como o clima pode influenciar a data de floração?
As datas de início da floração das cerejeiras variam de ano para ano, pois dependem de vários fatores, incluindo as variações de temperatura e chuvas. Porém, de acordo com os registos históricos, desde 1800 a data do pico de floração das cerejeiras em Kyoto tem vindo a antecipar-se gradualmente, passando de meados de abril para o início de abril.
Aono disse à CNN que as flores são muito sensíveis às variações do clima e a data de ocorrência da sua floração pode ocorrer mais cedo ou mais tarde dependendo apenas da variação da temperatura. De acordo com o investigador, a temperatura era mais baixa na década de 1820, mas aumentou cerca de 3.5°C até hoje.
No último mês de março as temperaturas ficaram bem acima da média no sul do Japão. No final do mês diversas cidades registaram recordes de temperatura máxima para o mês de março. Portanto, este fim de inverno e início de primavera mais quente que o normal pode ter antecipado o florescimento das cerejeiras este ano.
O florescimento antecipado das cerejeiras não ocorreu apenas no Japão. Em Washington D.C., nos Estados Unidos, as flores também floresceram antes do esperado neste ano, no dia 28 de março, alguns dias antes da data prevista, que era entre 2 e 5 de abril.
O papel das alterações climáticas
Cientistas têm atribuído o florescimento cada vez mais antecipado às alterações climáticas e aos efeitos da urbanização. De acordo com um artigo publicado na revista científica Biological Conservation, publicado em 2009, o aumento local das temperaturas, associado ao florescimento mais antecipado, está associado aos efeitos da urbanização, como o efeito da ilha de calor urbana, e também as alterações climáticas e a tendência de aquecimento da temperatura média do planeta.