Por detrás do movimento B-Corp: o que é e porque é que é importante?
O número de empresas certificadas B-Corp está a aumentar. O que é B-Corp e porque é que é importante durante a crise climática? Temos algumas explicações.
Com a continuação da crise climática, há uma tendência crescente de empresas que querem fazer parte de um movimento que se centra numa economia circular; para que uma empresa aumente as suas credenciais de sustentabilidade e atraia novos talentos. Este movimento crescente é conhecido como B Corp, abreviatura de B Corporation. Embora cada empresa enfrente desafios para obter a certificação B, cada jornada apresenta as suas próprias características únicas.
Como é que a B Lab inspira as empresas?
A missão da B Lab é mudar a forma como o nosso sistema económico funciona. Para tal, as empresas que pretendam aderir ao movimento B Lab devem demonstrar que trazem benefícios a todos os níveis de governação. Isto vai desde os clientes, empregados, ambiente, cadeias de fornecimento mais alargadas, comunidades locais, bem como o reconhecimento dos investidores.
Além disso, se uma empresa atingir o estatuto de B Corp, pode colaborar com outras empresas que tenham o estatuto de B Corp para partilhar as melhores práticas e melhorar as suas credenciais de sustentabilidade.
Um exemplo de uma empresa B Corp do setor alimentar e das bebidas é a Elephant Gin. Com sede na Alemanha, tem a certificação B desde março de 2023.
Ultrapassando o limiar básico para a B Corp, que exige uma pontuação de 80. A Elephant Gin alcançou uma pontuação de 90,4. Centrando-se na pontuação de 90,4, a credencial mais elevada da Elephant Gin dentro dos pilares da B Corp destina-se à comunidade com uma pontuação de 37,7.
A comunidade avalia tópicos como a diversidade, o impacto económico e as doações de caridade. Esta parte do processo B Corp reconhece os modelos de negócio concebidos para resolver problemas específicos da comunidade.
Para colocar isto em perspetiva, a Elephant Gin concentra-se na luta contra a caça ilegal de elefantes, com 15% dos lucros direccionados para a causa. Este é um exemplo das muitas empresas dedicadas a criar uma experiência positiva através do movimento B Lab.
Evolução dos padrões da B Corp
As empresas passam por um processo muito rígido para obter uma pontuação de 80, sendo que a média das empresas é de 50,9. Para reconhecer a crise climática contínua, combinada com os desafios económicos associados que se avizinham. Em dezembro de 2020, o B Lab anunciou que iria alterar as normas para a Certificação B Corp.
Em maio de 2023, foi partilhada uma consulta preliminar que destaca as potenciais formas de abordar o feedback predominante na alteração das normas para a B Corp.
O feedback mostra que os padrões da B Corp são difíceis de alcançar para empresas no Sul Global, empresas com a maioria dos funcionários a trabalhar em funções freelance e empresas que estão atualmente a recuperar da pandemia da COVID-19.
As empresas também solicitaram que a B Lab simplificasse as cinco normas, uma vez que estas normas estão abertas a diferentes tipos de requisitos, o que aumenta a complexidade do novo processo B Corp.
Como parte da consulta, a B Lab anunciou que irá contactar mais frequentemente as B Corps lideradas por indígenas e que irá rever as normas relativas às comunidades indígenas.
No que respeita à governança as empresas pediram mais coerência na identificação de quadros equivalentes no espaço ESG. A B Lab anunciou que as novas normas da B Corp irão explorar oportunidades de interoperabilidade.
Apesar desta longa consulta, tem-se registado uma tendência positiva de empresas que querem aderir ao movimento B Lab. Para demonstrar níveis elevados de governança a todos os níveis, todas as atenções se centram na resolução da crise climática e na criação de um futuro mais justo para todos.