Ponte de Lima: Arroz de Sarrabulho foi certificado como Especialidade Tradicional Garantida (ETG) pela União Europeia

A nova denominação ETG «Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima» será agora acrescentada à lista de 3 639 produtos protegidos pela UE, como a «Sopa de Pedra de Almeirim» ou o «Bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa».

Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima
O «Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima» foi certificado como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Junta-se agora à lista de 3 639 produtos protegidos pela UE. Crédito: UE.

Entende-se como Especialidade Tradicional Garantida (ETG) uma denominação que descreve um determinado produto ou género alimentício que resulta de um modo de produção, transformação ou composição que corresponde a uma prática tradicional para esse produto ou género alimentício ou que foi produzido a partir de matérias-primas ou ingredientes utilizados tradicionalmente.

Arroz malandro com bastante calda

No caso da ETG «Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima», falamos de um prato cozinhado que se apresenta com duas partes distintas: um arroz malandro, não empapado, com bastante calda de cor castanha escura, sem coágulos, e onde sobressai a presença de carne desfiada, acompanhado de várias carnes e enchidos.

Este prato é confecionado na região do Alto Minho, que ostenta uma gastronomia muito própria e povoada de rituais.

Numa nota pública divulgada no sítio na internet da Câmara Municipal de Ponte de Lima mal foi atribuída a denominação ETG, pela UE, o município a que preside Vasco Ferraz não escondeu a satisfação. Falam da “habilidade, experiência e gosto, aliados ao esmero e dedicação de cada cozinheiro” que confeciona o «Arroz de Sarrabulho à moda de Ponte de Lima», e que “permitiram difundir este prato “mantendo a originalidade e autenticidade dos seus vários componentes”.


A Câmara limiana refere ainda que “a vila tem uma longa memória no que à produção de Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, enchidos e fumados, diz respeito”. Razão por que, de 24 a 26 de janeiro, decorre naquele concelho minhoto “uma iniciativa que promove estas iguarias”.

Trata-se do Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, “um evento que propõe uma combinação de experiências gastronómicas, num conceito ligado à terra e à tradição”, que procura promover e consolidar o ex-líbris da sua gastronomia, que é “um dos verdadeiros motores do desenvolvimento económico do concelho: o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima”.

De 24 a 26 de janeiro decorre o Fim de Semana Gastronómico do Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima, um evento de experiências gastronómicas. Crédito: C.M. Ponte de Lima.

A programação do próximo fim-de-semana prevê animação de rua com "A Caravana", que percorrerá as ruas do centro histórico de Ponte de Lima no sábado, das 14h30 às 15h20, e novamente das 15h40 às 16h30.

Está igualmente previsto um showcooking do Chef Álvaro Costa, junto à Torre da Cadeia Velha, às 15h00, assim como uma arruada pelo centro histórico, no domingo, das 10h00 às 13h00. O evento termina na tarde desse dia com cantares ao desafio, às 15h30, no Largo de Camões.

Receita remonta ao século XVII

A receita do arroz de sarrabulho à moda de Ponte de Lima "é muito antiga, confecionada nos solares e nas casas de lavoura no século XVII e, no século XIX, passou a integrar os menus da restauração do concelho", revelou Nuno Brito, o responsável técnico do processo de certificação, à agência Lusa.

Nuno Brito é o coordenador do Centro Investigação Nutrir, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), que é também membro da Confraria Gastronómica do Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima.

O processo de classificação do “Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima” foi levado a cabo em parceria com a Câmara de Ponte de Lima e visa "garantir autenticidade e genuinidade da receita e do produto e a sua valorização", revelou o mesmo investigador do IPVC.

"O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima" enquanto ETG - Especialidade Tradicional Garantida foi aprovado no dia 17 de janeiro. O respetivo caderno de especificações, que tinha sido apresentado à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAP-Norte) está publicado no portal da DGADR - Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

Programa “Formação +Próxima

No âmbito deste processo, foi criado um programa de formação profissional que pretende “dar resposta ao desafio de qualificar os trabalhadores do setor da restauração”.

O programa “Formação +Próxima”, do Turismo de Portugal, identifica como parceiros estratégicos os municípios, enquanto agentes mais próximos e mobilizadores da mudança estratégica que se pretende alcançar.
"O Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima" junta-se agora à lista de 3 639 produtos protegidos pela União Europeia (UE), como a «Sopa de Pedra de Almeirim» ou o «Bacalhau de Cura Tradicional Portuguesa».

Todas as indicações geográficas protegidas (IGP) constam da base de dados eAmbrosia.