Pessoas saltam para o mar para fugir ao fogo: o furacão Dora atiça as chamas em Maui
As imagens da cidade de Lahaina, no arquipélago do Havai, são devastadoras. Toda a cidade está a ser destruída por um intenso incêndio florestal, obrigando os habitantes a procurar refúgio no oceano.
Os incêndios florestais em Maui, no Havai, estão a causar devastação na ilha. Com o furacão Dora a avançar para sul do arquipélago, os ventos fortes estão a reacender as chamas dos incêndios em curso. O fogo já devastou uma grande parte da ilha e os observadores no terreno descrevem a situação como "apocalíptica".
People on the Hawaiian island of Maui had to jump into the ocean Tuesday to escape flames and smoke from a wind-fueled wildfire
— Massimo (@Rainmaker1973) August 9, 2023
[read more: https://t.co/IF355fDCBZ]
[ hawaiinewsnow: https://t.co/uxZRQhxQGo]pic.twitter.com/5bDZdargvN
As imagens mais chocantes são as da cidade histórica de Lahaina, onde os residentes e os turistas foram obrigados a mergulhar nas águas do porto para escapar às chamas.
Extremely dangerous wildfire situation is ongoing in West Maui as strong winds up to 60 mph are pushing flames toward populated areas in and around Lahaina.
— Colin McCarthy (@US_Stormwatch) August 9, 2023
pic.twitter.com/YxRvQp7AxI
Por volta das 22h50, a Guarda Costeira informou ter resgatado uma dúzia de pessoas do mar e está a apelar aos proprietários de embarcações para que ajudem nos esforços de salvamento.
Wildfire has engulfed businesses on Front Street in downtown Lahaina in West Maui, home to 12,000 people.
— Colin McCarthy (@US_Stormwatch) August 9, 2023
The Coast Guard is responding to people who were forced to go into the ocean due to the flames.
Video credit to Alan Dickar, a local resident of Lahaina. pic.twitter.com/8uiyHQP55B
"O 112 não está operacional. Os serviços de telemóvel e de telefone não funcionam", declarou a vice-governadora do Havai, Sylvia Luke, numa entrevista à CNN na manhã de quarta-feira. "O nosso sistema hospitalar em Maui está sobrecarregado com doentes queimados e pessoas afetadas pela inalação de fumo", acrescentou. "A realidade é que precisamos de deslocar os residentes de Maui para prestar cuidados aos queimados, porque o hospital local não tem os recursos necessários para um tratamento extensivo."
The scene in Lahaina, Maui this morning is absolutely devastating.
— Edgar McGregor (@edgarrmcgregor) August 9, 2023
The entire town is being destroyed by an intense wildfire, forcing residents to sheek shelter in the ocean.
Make no mistake, climate change is making scenes like this more frequent. pic.twitter.com/dttFnAwEeJ
As autoridades dizem que não será possível avaliar a extensão total dos danos até que os ventos externos do furacão Dora diminuam de intensidade. O incêndio de Lahaina é um dos sete grandes incêndios que os bombeiros estão a enfrentar em condições difíceis: ventos fortes, baixa humidade e arbustos secos.