Pessoas saltam para o mar para fugir ao fogo: o furacão Dora atiça as chamas em Maui
As imagens da cidade de Lahaina, no arquipélago do Havai, são devastadoras. Toda a cidade está a ser destruída por um intenso incêndio florestal, obrigando os habitantes a procurar refúgio no oceano.
Os incêndios florestais em Maui, no Havai, estão a causar devastação na ilha. Com o furacão Dora a avançar para sul do arquipélago, os ventos fortes estão a reacender as chamas dos incêndios em curso. O fogo já devastou uma grande parte da ilha e os observadores no terreno descrevem a situação como "apocalíptica".
As imagens mais chocantes são as da cidade histórica de Lahaina, onde os residentes e os turistas foram obrigados a mergulhar nas águas do porto para escapar às chamas.
Por volta das 22h50, a Guarda Costeira informou ter resgatado uma dúzia de pessoas do mar e está a apelar aos proprietários de embarcações para que ajudem nos esforços de salvamento.
"O 112 não está operacional. Os serviços de telemóvel e de telefone não funcionam", declarou a vice-governadora do Havai, Sylvia Luke, numa entrevista à CNN na manhã de quarta-feira. "O nosso sistema hospitalar em Maui está sobrecarregado com doentes queimados e pessoas afetadas pela inalação de fumo", acrescentou. "A realidade é que precisamos de deslocar os residentes de Maui para prestar cuidados aos queimados, porque o hospital local não tem os recursos necessários para um tratamento extensivo."
As autoridades dizem que não será possível avaliar a extensão total dos danos até que os ventos externos do furacão Dora diminuam de intensidade. O incêndio de Lahaina é um dos sete grandes incêndios que os bombeiros estão a enfrentar em condições difíceis: ventos fortes, baixa humidade e arbustos secos.