Perigo de incêndio rural aumentará em Portugal nos próximos dias. Saiba onde fará mais calor

Portugal conhece nos próximos dias calor e tempo seco devido à influência de um anticiclone, que aliado ao vento de leste e à baixa humidade, quer do ar, quer dos combustíveis, fará aumentar o perigo de incêndio rural.

Os próximos dias em Portugal Continental serão marcados pelo tempo quente e seco. A aproximação do anticiclone do território nacional continental, que transportará uma massa de ar quente proveniente de África, fará aumentar paulatinamente, ao longo dos próximos dias, o mercúrio dos termómetros.

Já hoje foi bem sentida esta mudança no estado do tempo, sobretudo no litoral, recentemente habituada à incomodativa nortada que importunou as férias de muitos portugueses. Esta mudança deve-se sobretudo a uma rotação dos ventos dominantes para o quadrante leste.

Para aqueles que ainda gozam férias tardias esta é uma ótima notícia. O céu esteve praticamente limpo, apenas com a presença de alguma nebulosidade no litoral Centro até meio da manhã e o vento tenderá a diminuir de intensidade ao longo do dia.

Um fim de semana com calor e perigo de incêndio rural

Este cenário de tempo quente e seco deve prolongar-se nos próximos dias. Aliado às baixas humidades, ao vento proveniente de leste (normalmente muito seco) e que poderá ser por vezes forte, à presença de muito combustível nos espaços agroflorestais e da sua baixa humidade, este cenário promete agravar o perigo de incêndio rural. É por isso muita cautela perante a possibilidade de incêndios com comportamentos erráticos e extremos.

O incêndio que decorre à hora da edição (18:00) no concelho do Fundão, e que lavra com bastante intensidade, é demonstrativo do poder destrutivo deste "cocktail meteorológico" para os próximos dias.

Sábado (14) trará então uma nova subida das temperaturas máximas, sentida sobretudo no litoral, ótimo para quem está na praia. As temperaturas deverão ultrapassar os 30 ºC em grande parte do território nacional, cenário que se deverá repetir no domingo (15). Beja deverá alcançar os 32 ºC.

A exceção vai para o interior Norte devido à influência de massa de ar fria que afetará grande parte da Europa nos próximos dias e que se estenderá até ao extremo norte do território continental.

No domingo (15) as temperaturas voltam a subir, sobretudo na região Centro. O céu vai apresentar-se com algumas nuvens altas, sobretudo na região Sul e o vento continuará a soprar do quadrante leste, fraco a moderado, ainda que com maior intensidade nas terras altas das regiões Norte e Centro da geografia continental.

tempo quente portugal
Segunda-feira, 16 de setembro, será o dia mais quente deste episódio de calor, que deverá ver os termómetros a ultrapassar os 35 ºC em alguns locais da região Centro e do Alentejo, como por exemplo Lisboa, onde estão previstos 37 ºC.

Semana começa sem grandes mudanças, continuará a subida das temperaturas

O início da próxima semana não trará grandes novidades do ponto de vista do estado do tempo. Espera-se, por isso, que na segunda-feira (16) haja lugar a uma manutenção da situação meteorológica do fim de semana, com nova subida ligeira das temperaturas, em especial do litoral Norte e Centro. Lisboa registará 37 ºC.

O céu deverá apresentar-se praticamente limpo em todo o território continental. Já o vento soprará fraco a moderado do quadrante leste. No litoral oeste, o vento de noroeste deverá aliviar o calor que se fará sentir.

Terça-feira (17) deverá haver lugar a uma descida das temperaturas máximas. O céu vai apresentar-se em geral pouco nublado ou limpo. O vento continua a soprar do quadrante leste fraco a moderado, ainda que com maior intensidade nas terras altas das regiões Norte e Centro da geografia continental.