Pelo menos 32 tornados destrutivos atingiram o centro e o sul dos Estados Unidos, deixando 5 mortos
Duas tempestades severas produziram pelo menos 32 tornados que atingiram o centro e o sul dos Estados Unidos no passado fim de semana, deixando pelo menos 5 mortos.
Uma situação meteorológica complexa levou a dois eventos separados de tornados, com grandes danos e pelo menos 5 mortes na região central dos Estados Unidos. Este desenvolvimento massivo de tornados começou na noite de quinta-feira, 25 de abril, e durou até domingo, 28 de abril. Na realidade, registaram-se duas situações distintas, a primeira com maior impacto mais a norte, e a segunda mais a sul dos EUA.
Os estados mais atingidos pelos tornados entre 25 e 26 de abril foram Nebraska e parte de Iowa. Já entre sábado (27) e domingo (28), a maioria dos tornados ocorreu em Oklahoma e Texas, com algumas tempestades severas e tornados no sudoeste do Missouri e Kansas. Os tornados mais intensos foram catalogados até ao momento com intensidade EF3 na escala Fujita melhorada, que tem máximo de 5.
Neste nível de tornados, presume-se uma intensidade de vento de até 265 km/h. De acordo com dados preliminares, no total, pelo menos 32 tornados se desenvolveram nos 3 dias. Na primeira sequência, alguns dos tornados mais intensos ocorreram no condado de Lancaster, em Nebraska, perto da cidade de Lincoln. Nesse mesmo dia, um tornado muito destrutivo desenvolveu-se no estado vizinho de Iowa, afetando o condado de Shelby.
Pelo menos 5 pessoas morreram
Talvez um dos mais impactantes tenha sido o tornado EF3 que atingiu duramente a cidade de Sulphur, em Oklahoma. Esta pequena cidade de pouco mais de 5.000 habitantes foi severamente danificada pela passagem de vários tornados, algo raramente visto com esta incidência. Sulphur está localizada a sul de Oklahoma City, a meio caminho de Dallas, Texas. Logo a sul de Sulphur fica Marietta, outro dos pontos gravemente afetados.
Alguns tornados poderosos desenvolveram-se o norte do Texas. Conforme relatado pela CNN, pelo menos 4 pessoas morreram em Oklahoma devido a esses tornados, incluindo um bebé. Este número está a ser elevado para 5 pessoas por fontes oficiais. De acordo com dados do Serviço Meteorológico Nacional dos EUA (NWS), pelo menos 22 tornados com ventos superiores a 218 km/h foram relatados em Oklahoma.
O próximo passo é analisar cada caso para finalmente poder estabelecer a intensidade exata de cada um. Alguns meteorologistas consideram possível que alguns dos tornados fossem da categoria EF4, algo que as investigações subsequentes dirão. Os danos na cidade de Sulphur foram enormes, pois os tornados que afetaram a área atingiram diretamente o centro da cidade e causaram danos massivos. Ali e em Marietta é onde estariam reportando as pessoas que morreram.
A situação meteorológica por trás desses tornados
Este tipo de situação desenvolve-se quando uma depressão de nível superior avança do Oceano Pacífico acompanhada por uma poderosa corrente de jato de nível superior. Ao chegar às Montanhas Rochosas, desenvolvem-se sistemas de baixa pressão a sotavento, que são alimentados pelo ar muito húmido do Golfo do México. Em contrapartida, o ar muito seco gera um contraste muito forte e, juntamente com outras condições dinâmicas, dá origem ao desenvolvimento destes tornados massivos.
Deve ser lembrado que as planícies centrais e meridionais dos Estados Unidos são a área do mundo onde o maior número de tornados se desenvolve a cada ano. A segunda área de desenvolvimento de tornados está entre a província de Buenos Aires e o centro da Argentina. As temperaturas muito quentes do oceano no Golfo do México também permitiram que a injeção de ar húmido no sistema fosse muito acentuada.
As condições que deram origem a estes tornados parecem ter diminuído ontem (29), à medida que a frente avançava para leste. Neste momento, são esperados fenómenos mais intensos sobre a Costa do Golfo, especialmente no estado da Louisiana, mas com tempestades que poderão eventualmente gerar algumas inundações repentinas.