Pede-se aos fãs da saga Harry Potter que deixem de poluir esta praia!

A praia de Freshwater West, no País de Gales, está coberta de... meias! Os poluidores são nada mais nada menos do que os fãs da famosa saga do feiticeiro com a cicatriz na testa.

Praia País de Gales Harry Potter
Os fãs de Harry Potter reconhecerão facilmente esta praia onde foi filmada a cena da morte de Dobby, uma personagem importante e cativante da saga.

A praia de Freshwater West, localizada no País de Gales, aparece numa das cenas mais tristes (se não for A cena mais triste!) da mundialmente famosa saga Harry Potter. Evidentemente, os fãs do feiticeiro de JK Rowling não se limitam a visitar os estúdios perto de Londres... também viajam até ao País de Gales para deixar... meias!

Quem já leu os livros e/ou viu os filmes sabe muito bem do que se trata. Estas meias são um presente que faz referência a uma cena da segunda parte da saga. De facto, os elfos domésticos tornam-se livres quando o seu senhor lhes oferece uma peça de roupa (independentemente da natureza da peça).

Dobby é chateado pelo seu malvado mestre Lucius Malfoy (ele próprio enganado por Harry Potter para libertar Dobby sem o seu conhecimento). Mais tarde na saga, Dobby, o amado elfo doméstico libertado, morre nos braços do famoso feiticeiro. Dá o seu último suspiro... na praia de Freshwater West.

“Aqui jaz Dobby, um elfo livre...” lê-se no monumento que lhe presta homenagem. Todos os anos, os turistas afluem em grande número para prestar homenagem à sepultura da personagem, cuja última cena foi filmada em 2009. Infelizmente, para homenagear Dobby, os fãs da saga deixam meias como oferenda.

Em todos os tamanhos e cores, as meias são o objeto mais comum na praia, poluindo a zona costeira protegida. É certo que, embora o símbolo seja uma referência simpática a uma saga que marcou toda uma geração, a National Trust, uma associação britânica para a conservação de monumentos e locais de interesse coletivo, pede aos turistas que não poluam mais a praia.

Porque, segundo a associação, não são apenas as meias que poluem a praia. Os visitantes também deixam pedras pintadas, que também poluem o ambiente. Por isso, o National Trust pede aos fãs que respeitem as instalações e não deixem nada no local. “Temos o prazer de receber as pessoas em Freshwater West para que possam desfrutar deste lugar especial”, diz o porta-voz da associação.

A associação galesa pede simplesmente aos turistas que não deixem “qualquer vestígio da sua passagem”. Porque quer se trate de meias ou de pedras coloridas com tintas químicas, estes objetos representam um verdadeiro perigo para a natureza e a fauna local.

E sobretudo para a “fauna marinha, incluindo focas cinzentas, botos e aves marinhas” que vivem nesta magnífica praia do País de Gales. Os objetos deliberadamente abandonados pelos turistas provocam “poluição plástica no ambiente marinho e na cadeia alimentar”, especifica o National Trust.

Se os fãs quiserem absolutamente deixar um rasto da sua passagem e/ou prestar homenagem à personagem Dobby, o Sea Trust Wales tem a solução para eles! Recomendam que traga e deixe objetos “feitos de materiais biodegradáveis, como madeira ou papel”. Graças a estes objetos biodegradáveis, evitará “poluir o plâncton com microplásticos”, explica Lloyd Nelmes, diretor da associação.


Referência da notícia:

LeParisien/FranceInfo