Passar férias num dos Destinos Líderes do Mundo nunca foi tão fácil

Depois de ser o primeiro arquipélago do mundo certificado como "Destino Sustentável", os Açores passam a integrar o programa “Leading Destinations of the World”, pela “forte visão em nome das comunidades locais".

açores
Está bem perto de nós.

Cascatas no meio da selva, piscinas naturais de água quente ou paisagens fascinantes e diferentes. Já sabemos que os Açores têm spots incríveis e para todos os gostos, mas o reconhecimento, agora, foi internacional.

O arquipélago dos Açores passou a integrar o programa “Leading Destinations of the World” (Destinos Líderes do Mundo), segundo informou o Governo Regional na passada quarta-feira, 6 de março.

A distinção foi atribuída pela EarthCheck, entidade internacional de certificação, que reconheceu o impulso dado pelo território autónomo de Portugal a ações sustentáveis como forma de aumentar os resultados positivo do turismo.

O programa “Leading Destinations of the World” proporciona aos destinos turísticos sustentáveis o estabelecimento de contactos e partilha de ideias num ambiente aberto e em conjunto com outras regiões do mundo.

“Todos os destinos que integram o referido programa têm a sustentabilidade e a gestão responsável no centro da ‘Marca Destino’, bem como experiências e produtos únicos que celebram os valores da comunidade local e com sentido de lugar mantido e protegido”, explicou a Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.

De acordo com a mesma entidade, os Açores juntam-se, assim, a um grupo de destinos turísticos sustentáveis com “valores compartilhados” e com “uma forte visão em nome da comunidade local“.

Para Berta Cabral, a Secretária Regional com a tutela do Turismo, esta distinção trata-se de “uma prova inequívoca” da liderança do arquipélago em matéria de sustentabilidade e da “determinação em reforçar, cada vez mais, o posicionamento e a identidade dos Açores como destino sustentável”.

É mais um reconhecimento internacional de alto nível das boas práticas e do trabalho de excelência que estão a ser implementados, visando um verdadeiro desenvolvimento sustentável da região.

O arquipélago português já fora o primeiro do mundo certificado como “Destino Turístico Sustentável”, classificação atribuída ao abrigo do programa EarthCheck Destino Sustentável em 2019. É também Nível IV Prata nesta categoria, pretendendo atingir o Nível Ouro este ano.

O que fazer nos Açores

Passar uma semana nos Açores é uma experiência inesquecível. Aqui há para ver e para fazer, mas primeiro, há que escolher quais das nove ilhas quer visitar durante a sua estadia.

Se em São Miguel encontra piscinas naturais com água quente e locais únicos como a Lagoa das Furnas, miradouros, e a Praia do Fogo, na ilha das Flores não faltam lagos azuis, encostas verdes vívidas, vales profundos, cascatas e fontes termais em ebulição. Não foi à toa, aliás, que esta ilha vulcânica de 88 km² foi considerada uma das melhores ilhas para fugir à confusão pela CNN.

A ilha de Santa Maria, por sua vez, é conhecida como o Algarve dos Açores — e não nos surpreende. É que, ao contrário das restantes ilhas açorianas, aqui encontrará praias de areia branca e um clima de calor e sol garantido. Aproveite para conhecer a Vila do Porto, a Praia Formosa ou o Poço da Pedreira.

Quanto ao Faial, a ilha azul dos Açores, guarda algumas das paisagens mais impressionantes do arquipélago. Ainda assim, é no Pico que vai encontrar a mais curiosa das nove ilhas. Não pode perder a subida ao Piquinho, a Madalena, e a Gruta das Torres.

Em São Jorge escondem-se alguns dos mais belos trilhos do arquipélago e piscinas naturais incríveis. Deixamos já o aviso de que este destino é altamente viciante para os amantes de queijo.

São Jorge
São Jorge reúne uma beleza natural única.

A Graciosa, nos Açores, foi distinguida, em 2007, como Reserva da Biosfera pela UNESCO — e a Furna do Enxofre foi uma das culpadas. Entre mergulhos nas piscinas naturais, sugerimos que prove as típicas queijadas da região, que visite os moinhos característicos, ou que conheça os burros anões, uma raça autóctone.

Além da capital que é Património da UNESCO (Angra do Heroísmo), de uma manta de retalhos tecida no interior da maior cratera dos Açores (Serra do Cume) e de um vulcão onde se pode entrar e olhar para o céu (Algar do Carvão), a Terceira tem muito para descobrir. Mas, se quiser aventurar-se, recomendamos que visite a ilha mais pequena e remota dos Açores, o Corvo.

Cada ilha é única e diferente das outras, mas uma coisa é certa: todas elas têm algo que as torna especiais e dignas de uma visita. A escolha só depende dos seus gostos e interesses. Pronto para partir para a descoberta?