Parece ficção: o dia em que choveu peixe numa cidade inglesa

No Reino Unido estão habituados a fenómenos meteorológicos estranhos, mas poucas coisas podem superar o que aconteceu na cidade de Great Yarmouth, Condado de Norfolk, a 8 de agosto de 2000.

Great Yarmouth
A frente marítima e a praia de Great Yarmouth.

Já todos ouvimos falar da expressão britânica "está a chover gatos e cães", mas e que tal chover peixe? Ocorrências deste estranho fenómeno meteorológico têm sido registadas ao longo da história, com relatos vindos de todo o mundo. É o tipo de coisa que se tem de ver para se acreditar plenamente. E foi exatamente isso que aconteceu aos residentes da cidade costeira de Great Yarmouth em Norfolk, a 8 de agosto de 2000.

Certamente que não é difícil conseguir peixe na cidade. Como muitas povoações na costa de Norfolk, Great Yarmouth tem uma longa história de pesca, com a indústria a atingir um pico na cidade no século XIX. Mas o peixe sempre teve tendência para chegar de barco, em vez de vir do céu.

No dia em questão, uma trovoada de verão foi seguida por uma grande chuva de peixes pequenos, que choveram em filas de casas atrás da frente marítima. À medida que os residentes surpreendidos observavam, relvados e telhados ficaram cobertos com centenas de peixes de 5cm de comprimento.

Na altura o residente local Fred Hodgkins disse: "No início pensei que poderia ter algo de errado com os meus olhos. O meu quintal parecia estar coberto com pequenas lascas de prata. Quando voltei a olhar, percebi que eram dezenas de pequenos peixes prateados".

Nublado, com possibilidade de peixe

O evento atraiu muita atenção na altura, tendo sido feitas comparações com contos bíblicos de pragas de gafanhotos e rios de sangue. Mas a causa deste acontecimento bizarro foi inteiramente natural. Na manhã de 8 de agosto, tempestades abateram-se sobre a linha de costa de Norfolk, e uma delas provavelmente gerou uma tromba marinha.

Para os residentes de Great Yarmouth afetados na altura, é pouco provável que este evento seja esquecido, e sem dúvida que também viveu muito tempo nas memórias dos gatos locais.

Trombas marinhas, que são causadas por tornados que se formam sobre corpos de água, aspiram água e qualquer coisa sobre ou dentro dela. Quando isto acontece, materiais ou objetos podem ser sugados e cair a grandes distâncias. Neste caso, os azarados peixes foram absorvidos pela tromba de água e despejados quando a tempestade chegou a Great Yarmouth.

Surpreendentemente, este tipo de evento não é tão raro como se possa pensar. Em todo o mundo, existem centenas de relatos de coisas estranhas a cair do céu, e não apenas peixes. Rãs, tomates, e mesmo plantas nalguns casos, sendo provavelmente os tornados e as trombas marinhas os responsáveis destes acontecimentos.

Waterspout
Uma tromba marinha e uma nuvem funil sobre o Mar Mediterrâneo.

Os peixes são os animais mais frequentemente relatados a cair do céu desta forma. Isto é provável porque muitas espécies de peixes se reúnem em grandes cardumes, o que significa que uma tromba marinha pode sugar um grande número de cada vez, tornando-se óbvio quando caem em terra.

O evento em Great Yarmouth é o caso mais notável de chuva de peixes no Reino Unido. Para os residentes de Great Yarmouth afetados na altura, é pouco provável que o evento seja esquecido, e sem dúvida que também viveu muito tempo nas memórias dos gatos locais.

Um caso semelhante foi registado na aldeia de Knighton em Shropshire em agosto de 2004, embora numa escala menor. Longe de ser um conto bíblico, a chuva de peixes é um fenómeno muito real. Assim, da próxima vez que vir trovoada na sua previsão local, talvez queira ficar de olho em algo estranho que possa chover do céu.