Paquistão: sismo de magnitude 5,8 provoca vários mortos e 700 feridos
Um sismo de magnitude 5.8 na escala de Richter provocou ontem pelo menos 25 mortos, no Paquistão na área de Mirpur, pertencente à Caxemira paquistanesa. Imagens impactantes. Confira aqui!
Ontem, um potente terramoto de magnitude 5,8 na escala de Richter abalou o distrito de Mirpur, território situado no norte do Paquistão. O sismo teve epicentro a cinco quilómetros da cidade de Jeklum, na Caxemira controlada pelo Paquistão, sendo Mirpur a localidade que aparentemente registou mais danos materiais, feridos e vítimas. Teve profundidade de 10 km. Segundo as últimas contagens, já morreram pelo menos 25 pessoas e 700 ficaram feridas. Em declarações à AFP, o meteorologista Muhammad Riaz afirmou que a área mais afetada terá sido o centro da cidade, onde milhares de casas e prédios ficaram danificados, muitos reduzidos a pilhas de tijolos e escombros.
As autoridades paquistanesas confirmam que foram enviadas equipas de assistência médica e de resgate para o local, sendo que ainda estão a ser retirados feridos dos escombros de edifícios destruídos. De acordo com Mohammad Afzal, presidente da Autoridade Nacional de Gestão de Desastres, tendas, alimentos e cobertores devem chegar às áreas afetadas ainda durante o dia de hoje. O exército do Paquistão também já enviou auxílio às populações atingidas.
Em 2014, o Paquistão foi sacudido por um terramoto de magnitude 7,5 na Escala de Richter, que provocou 220 mortos, 1.656 feridos e danos em 10.586 casas. O terramoto também sacudiu a capital, Islamabad, e partes do noroeste do Paquistão, mas não causou danos.