Os turistas que utilizam a famosa piscina de Yellowstone como “poço dos desejos” mudaram-lhe a cor

Os atiradores de moedas destruíram a piscina hidrotermal Morning Glory de Yellowstone, entupindo as suas aberturas e mudando a sua cor. Porque é que isto aconteceu?

piscina hidrotermal de Yellowstone
A piscina hidrotermal Morning Glory de Yellowstone costumava ser muito mais azul.

O Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, é famoso pelas suas fontes termais e piscinas hidrotermais de cores vibrantes. Uma das suas piscinas geotérmicas mais famosas chama-se Morning Glory. Há quem diga que foi “arruinada” porque os turistas lhe atiraram objetos como “moedas da sorte”.

Segundo o Independent, os turistas atiram objetos para a piscina desde 1872, tendo sido encontradas milhares de moedas no interior da piscina.

Alica Murphy, historiadora do Parque Nacional de Yellowstone, disse ao Cowboy State Daily: “As pessoas não entendiam os canos ou como os géiseres funcionavam. Havia muitas ideias sobre: 'Se atirarmos algo para esta piscina, podemos rebentar com ela'”. As pessoas podem não se ter apercebido dos danos que estavam a causar, especialmente no passado.

A piscina Morning Glory tem sido um destino favorito dos visitantes desde que recebeu o seu nome na década de 1880. A piscina já foi azul, mas tornou-se cada vez mais castanha-avermelhada à medida que foi sendo destruída com milhares de moedas, lixo, pedras e troncos. Muitos destes detritos passaram a fazer parte do substrato nas paredes laterais e entupiram o respiradouro da nascente, cortando a circulação da água e a sua temperatura.

O fenómeno do poço dos desejos

Esta atividade é semelhante ao que é tradicionalmente conhecido no Reino Unido como atirar moedas para os poços dos desejos e pedir um desejo. Antropólogos da UC Irvine documentam que as moedas nos poços dos desejos são restos dos desejos daqueles que esperavam que os seus desejos se tornassem realidade. Mas atirar uma moeda à água enquanto pede um desejo tornou-se uma prática também nos Estados Unidos. O instinto pode remontar a tempos antigos, como nas tradições celtas, em que as pessoas faziam oferendas à água sob a forma de alfinetes ou botões.

Murphy explicou aos media: “Os poços dos desejos são uma tradição consagrada pelo tempo. Atira-se uma moeda para o poço dos desejos e pede-se um desejo. Há qualquer coisa numa poça de água que dá aos humanos um estranho instinto de atirar coisas para dentro dela”.

No entanto, parece que se atiram menos moedas para as piscinas de Yellowstone do que dantes. Talvez uma maior consciência ambiental esteja a levar as pessoas a serem mais cuidadosas nos parques nacionais. Ainda assim, o Serviço Nacional de Parques declarou: “O vandalismo está a diminuir, mas continua a ser um problema”.

Talvez o conceito do poço dos desejos ainda esteja vivo, ou a tentação de atirar coisas para uma piscina esteja sempre presente. Uma vez que a água hidrotermal pode causar queimaduras graves, atirar algo pode ser uma das formas de as pessoas tentarem “ligar-se” à piscina, mas deve ser apreciado a uma distância segura.


Referência da notícia:

- Morning Glory Pool. Yellowstone National Park. Acceso en 24 septiembre 2024.

- Independent. Yellowstone tourists accused of ruining park’s famous thermal pool with ‘good luck’ coin tosses.

- UC Irvine. Wishing Wells.