Os consumidores querem “experiências alimentares arrebatadoras” e a inteligência artificial está a ajudar a indústria

A consultora internacional Innova Market Insights, a convite da PortugalFoods, entidade gestora do Portuguese Agrofood Cluster, apresentou hoje, no Porto, no seminário “Trends 2025”, as 10 grandes tendências do setor para este ano.

frutos vermelhos
No último ano, verificou-se um crescimento de 8% no lançamento de alimentos e bebidas com ligação à saúde digestiva ou intestinal, revela a PortugalFoods.

A nova revolução tecnológica, os avanços da inteligência artificial, a blockchain e a internet das coisas (IoT), assim como a automação e o futuro do trabalho, o crescimento do e-commerce e a transição para uma economia sustentável recorrendo a investimentos em energias renováveis, estão a ditar várias “mudanças na indústria alimentar”. Em Portugal, na Europa e a nível global.

Nos últimos anos, a inflação dos preços, as guerras e a instabilidade geopolítica “impulsionaram mudanças nos padrões de consumo, influenciando a forma como vivemos, nos comportamos e o que comemos”. E a certeza que temos é que “não será diferente em 2025”, garante a PortugalFoods, no dia em que realizou o seminário “Trends 2025".

A PortugalFoods, que é a entidade gestora do Portuguese Agrofood Cluster, juntou nesta sexta-feira, 24 de janeiro, no Porto, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, mais de 200 representantes da indústria agroalimentar e do sistema científico e tecnológico nacional. O objetivo foi claro: apresentar as 10 grandes tendências que vão impactar o setor agroalimentar em 2025 e a médio prazo.

Para já, há uma certeza: “Os consumidores continuam preocupados com o aumento dos preços, mas, tendencialmente, estão a mudar o seu foco no momento da compra dos alimentos". Preferem "os frescos e de origem vegetal, os que trazem mais benefícios para a saúde e os que provocam experiências sensoriais diferenciadas, com texturas crocantes ou sabores exóticos”, revela a PortugalFoods.

Um outro dado também parece adquirido: “A capacidade de melhorar a aparência física, assim como os benefícios que podem trazer para a saúde mental e emocional, são fatores decisivos para os consumidores no momento da compra”.

alimentos de base vegetal
A falta de naturalidade percebida de alguns produtos de base vegetal tem sido uma barreira, com 35% dos inquiridos a indicarem este critério como determinante na hora da compra.

As empresas da indústria agroalimentar associadas da PortugalFoods sabem que os consumidores procuram “alimentos com base na experiência”. E sabem que este propósito “torna os consumidores mais exigentes e atentos aos impactos das suas escolhas”.

Experiências únicas na alimentação

As evidências estão à vista: “O ato de comer, por si só, já não basta. Os consumidores procuram experiências únicas, com histórias para contar e partilhar nas redes sociais”.

O evento “Trends 2025” que aconteceu nesta sexta-feira, no Porto, decorreu no âmbito no Pilar Estratégico dedicado ao Comportamento do Consumidor da Agenda Mobilizadora VIIAFOOD - Plataforma de Valorização, Industrialização e Inovação Comercial para o Agroalimentar.

Esta Agenda Mobilizadora visa promover a transformação estrutural do setor agroalimentar, em linha com os desígnios estabelecidos no Pacto Setorial para a Competitividade e Internacionalização do Setor Agroalimentar.

Exportações em alta

A reboque da inovação e a criação de novos alimentos para responder aos consumidores, as exportações da indústria alimentar e das bebidas em Portugal têm vindo a crescer nos últimos anos.

Os últimos dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, só nos primeiros 11 meses de 2024, as vendas para o exterior ascenderam aos 7 587 milhões de euros.

Os números traduzem “um crescimento de 10,63% face a igual período homologo de 2023 e um crescimento de 0,74% face a todo o ano de 2023”, refere, em comunicado divulgado na última semana, a FIPA - Federação das Indústrias Portuguesas Agroalimentares.

produtos lácteos
Os últimos dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que, só nos primeiros 11 meses de 2024, as vendas para o exterior ascenderam aos 7 587 milhões de euros.

Com a União Europeia a representar 5 174 milhões de euros nas exportações da indústria alimentar e das bebidas, os dados do INE permitem ainda perceber que, nos primeiros 11 meses de 2024, e por comparação a igual período homólogo de 2023, há “uma variação de 15,55% ao nível das exportações para os 27 Estados-membros”.

Por sua vez, a presença da indústria alimentar e das bebidas nos países extra União Europeia também cresceu e situa-se agora nos 2 412 milhões de euros.

10 grandes tendências para 2025

Num contexto em que “os consumidores pretendem cuidar de si e do planeta, a indústria deve, no seu portefólio de produtos e na sua comunicação, realçar a presença de determinados ingredientes”, diz a PortugalFoods.

Eis, aqui, as 10 grandes tendências hoje apresentadas na Fundação Cupertino de Miranda e, para a entidade gestora do Portuguese Agrofood Cluster, vão impactar o setor agroalimentar em 2025 e a médio prazo.

1 – Ingredients and Beyond

À medida que a procura de produtos de valor acrescentado aumenta é fundamental relevar a qualidade, para além dos ingredientes. A qualidade do produto é o fator mais importante para os consumidores.

2 – Precision Wellness

A quantidade de informação ao dispor do consumidor eleva a fasquia no desenvolvimento de produtos, desafiando as marcas a satisfazerem necessidades nutricionais específicas, em qualquer fase do ciclo de vida.

3 – Wildly Inventive

Os consumidores procuram o extraordinário, o diferente, levando as empresas a apresentarem novos produtos com misturas surpreendentes e que proporcionam o efeito “uau”. 43% dos inquiridos afirmam que procuram fórmulas “fora da caixa”.

4 – Flourish From Within

A crescente consciencialização sobre o microbioma humano coloca a fibra no centro das atenções. No último ano, verificou-se um crescimento de 8% no lançamento de alimentos e bebidas com ligação à saúde digestiva ou intestinal.

5 – Rethinking Plants

A falta de naturalidade percebida de alguns produtos de base vegetal tem sido uma barreira para o crescimento desta categoria, com 35% dos inquiridos a indicarem este critério como determinante na hora da compra. Ainda assim, registou-se um aumento de 23% no lançamento de alimentos e bebidas veganos ou de base vegetal.

6 – Climate Adaptation

Práticas que minimizem o impacto ambiental são valorizadas, influenciando diretamente as decisões de compra. Quase metade dos inquiridos neste estudo estão muito ou extremamente conscientes do impacto das alterações climáticas, em produtos como o café, o azeite ou o chocolate.

7 – Taste the Glow

À medida que os consumidores procuram soluções que agreguem benefícios para a saúde e beleza, produtos que promovam benefícios para a imagem tornam-se mais populares entre os consumidores. Um em cada cinco inquiridos afirmam que, no ano passado, compraram alimentos e bebidas com efeitos benéficos para a sua aparência. O foco está, sobretudo, na pele (face e corpo) e cabelo.

8 – Tradition Reinvented

Num mundo em constante evolução, os consumidores desejam redescobrir sabores da sua herança culinária, abraçando a autenticidade e a tradição. Quase um em dois dos consumidores, a nível mundial, considera que é importante consumir alimentos que expressam a sua herança/tradição e a diversidade de culturas alimentares.

9 – Mood Food: Mindful Choices

Os consumidores optam, cada vez mais, por alimentos que influenciam positivamente o humor e o bem-estar mental, estabelecendo ligação direta entre dieta e saúde emocional. Para as marcas, este é o momento de apostarem no lançamento de produtos que se ligam sentimentalmente aos consumidores.

10 – Bytes to Bites

As empresas começam a desbloquear todo o poder da Inteligência Artificial (IA), passando do reconhecimento das suas potencialidades para aplicações concretas, que elevam as experiências dos consumidores. No ano passado, registou-se um crescimento exponencial (+720%) de novos lançamentos de produtos alimentares criados pela IA.