Os cientistas revelam por que razão os povos antigos de Taiwan removiam ritualmente os dentes saudáveis
Uma nova investigação tem como objetivo preencher as lacunas no nosso conhecimento sobre as origens e o desenvolvimento desta prática peculiar em Taiwan. Saiba mais aqui!
Os autores de um novo estudo acerca da remoção de dentes na cultura deste país asiático, referem que, antes dos conceitos modernos de embelezamento, as populações primitivas alteravam as formas ou cores dos dentes naturais para expressão estética ou para significar identidade de grupo, iniciação à idade adulta ou outras funções culturais.
Afirmam os autores.
Quando teve início esta "tradição"?
As primeiras evidências de ablação de dentes em Taiwan datam de cerca de 4.800 anos atrás, durante o período Neolítico (4.800-2.400 anos atrás).
Esta prática em Taiwan coincide com a transformação das sociedades de caçadores-recoletores em comunidades sedentárias com cerâmica e domesticação de plantas e animais.
Embora muitas comunidades em todo o mundo tenham praticado a ablação de dentes, este costume é normalmente associado às primeiras comunidades austronésias - um grande grupo de povos de Taiwan, do Sudeste Asiático e de partes da Polinésia, Micronésia e outras ilhas do Pacífico.
Os vários registos de remoção de dentição saudável
Alguns dos primeiros registos de ablação dentária provêm de estudiosos chineses que escreveram em cerca de 220 d.C. e de jornais holandeses do século XVII. Os melhores relatos etnográficos das práticas de ablação dentária em Taiwan foram recolhidos durante o período de domínio japonês no início do século XX.
A repressão armada durante a década de 1910 levou à erradicação de muitas tradições locais, incluindo a ablação de dentes. Algumas comunidades ainda se dedicavam a esta prática até meados do século XX.
Na antiga Taiwan, a ablação de dentes envolvia geralmente a remoção de alguns dos dentes superiores da frente - normalmente incisivos ou caninos (como ilustrado na imagem acima). O estudo reuniu dados de mais de 250 sítios arqueológicos em Taiwan. Os investigadores observam que, no Neolítico, a ablação dos dentes era efetuada igualmente em indivíduos do sexo masculino e feminino.
No entanto, há cerca de 1.900 anos, esta prática passou a ser mais comum nas mulheres. Analisando provas etnográficas previamente recolhidas, os autores identificaram 4 motivos culturais principais para a ablação de dentes em Taiwan.
Destacam também razões práticas, incluindo a prevenção de dentes estragados, a dor durante a tatuagem e a ajuda à ingestão de medicamentos ou alimentos quando se sofre de trismo - contração dos músculos da mandíbula que dificulta a abertura da boca.
Outros motivos são os testes ou a comemoração da coragem, a sinalização da transição para a idade adulta ou a diferenciação dos membros de uma tribo. Os autores referem que a origem da prática requer um estudo mais aprofundado, mas é provável que possa ser atribuída ao leste da China.
Referência da notícia:
Zhang Y., Hung H., Carson M. Ritual tooth ablation in ancient Taiwan and the Austronesian expansion. Archaeological Research in Asia (2024).