Os 10 vídeos mais incríveis de 2022! Tempo extremo e fenómenos naturais
Na Meteored compilámos os vídeos mais impressionantes de um 2022 que nos deixou um grande repertório de meteorologia extrema e de fenómenos naturais impactantes. Erupções, inundações, granizo catastrófico, tempestades... Qual será o nosso número 1?
O top 10 com os vídeos de maior impacto do ano tornou-se um clássico Meteored. A nossa redação já acumulou meia década de procura diária e incansável de testemunhos audiovisuais, mostrando desde os fenómenos meteorológicos mais extremos do planeta até pequenas curiosidades ou desastres naturais.
Nesta edição temos um ranking muito impactante, com alguns eventos atmosféricos que se revelaram catastróficos de uma forma ou de outra, refletindo o avanço imparável das atuais alterações climáticas, ou algum fenómeno natural que se tenha chegado a sentir em todo o planeta!
O "ranking" começa com umas imagens muito curiosas, com um fenómeno raro que inicialmente foi confundido com uma tromba marinha em Morrito (Nicarágua), mas na realidade era uma nuvem densa de chayules (insetos). Para a nona posição, deslocamo-nos para a extremidade sul da Rússia, especificamente para Gelendzhik, uma cidade turística nas margens do Mar Negro. No final do verão, formou-se este incrível par trombas marinhas, deixando imagens que nos levaram para outras partes do planeta.
No oitavo lugar voltamos para a América, especificamente para o icónico Parque Nacional de Yellowstone (EUA), que em meados de junho teve de ser evacuado e fechado durante alguns dias devido às graves inundações e deslizamentos de terras em resultado de fortes chuvas e do degelo. Para a sétima posição viajamos para o Iémen, na extremidade sul da Península Arábica, onde uma grande e incrível dolina foi explorado pela primeira vez graças à Equipa de Exploração das Grutas de Omã, revelando um incrível mundo no subsolo.
Em sexto lugar deslocamo-nos para Andover (Kansas, EUA), que sofreu graves danos devido a um poderoso tornado EF-3 que foi capturado pelas câmaras da Câmara Municipal. Na quinta posição temos a catastrófica tempestade de granizo que atingiu algumas comarcas da Catalunha, Espanha. Pedras de gelo com mais de 10 centímetros caíram, o que infelizmente matou uma bebé. Em quarto lugar recordamos a tragédia vivida na Marmolada, cume das Dolomitas (Itália), onde o desprendimento de parte de um glaciar devido ao calor anómalo acabou com a vida de 11 excursionistas.
Chegámos ao pódio, com um resultado muito apertado. Em terceiro lugar estão as incríveis imagens da erupção do Mauna Loa, o maior vulcão do mundo que se situa no Havai (EUA). A medalha de prata vai para vídeos gravados por residentes de Mumbai, Índia, que mostram o impacto próximo e impressionante de um raio num edifício. O vencedor do ranking é o tsunami provocado pela grande erupção do Hunga Tonga-Hunga-Ha'apai em meados de janeiro, que deixou um grande repertório de fenómenos, alguns dos quais foram sentidos em todo o planeta. Esperemos que 2023 nos traga uma classificação mais amável.