Os 10 vídeos de catástrofes naturais mais impactantes do ano

Tornados, fortes tempestades de granizo e tsunamis, o ano de 2018 trouxe desastres naturais que deram a volta ao mundo. Aqui apresentamos o top 10 dos publicados na Meteored.

youtube video id=p54GY6Thg8Y

O ano de 2018 trouxe muitas catástrofes naturais que deixaram milhares de vítimas em todo o mundo. Muitos climatologistas asseguram que o aquecimento global está por trás do aumento da frequência dos fenómenos meteorológicos extremos, ainda que no desenrolar dos desastres muitos deles se devam a erros humanos, como a falta de planeamento urbano. Também agora tornados, granizo ou ventos fortes têm mais impacto por parte da comunicação social do que dantes, quase todos têm uma câmara e acesso à internet no telemóvel que permite visibilidade do evento quase em tempo real.

Algumas áreas do Sistema Ibérico e dos Pirinéus tiveram entre 30 a 40 dias de tempestade, como a vivida a 10 de julho no município de Castellón de Coratxà - no vídeo - que despiu todas as árvores com uma forte tempestade de granizo. Noutros países, o ano também providenciou inúmeros vídeos virais com fenómenos fora do vulgar, especialmente devido à sua gravidade, como no caso do tornado da cidade de Viersen, na Alemanha. No início de maio, o vórtice, um F2 na escala Fujita-Pearson, destruiu 50 casas e três pessoas ficaram feridas. Estima-se que as rajadas de vento tenham atingido perto de 200 quilómetros por hora.

Nem todas as catástrofes vieram dos céus

A terra também provocou graves perdas humanas e económicas. A ilha grega de Zakynthos, em meados de setembro, foi palco de um dos eventos mais virais. Uma arriba começou a expelir pedras como se fossem carros, próximos a uma praia, cujo impacto com a água gerou pequenos tsunamis. Sete pessoas ficaram feridas e as enseadas foram seladas.

Nesse mesmo mês a ilha de Celebes, na Indonésia, viveu um enorme tsunami após um terramoto de 7,5. A onda tirou a vida de mais de 2000 pessoas e os últimos balanços ainda falam de 5000 pessoas desaparecidas.

Maio será lembrado pelas imagens espetaculares da erupção do vulcão Kilauea, no Havai, com a permissão do tornado "alemão". O solo da maior ilha do arquipélago rachou e começou a expelir lava fluída que varreu a paisagem de forma vertiginosa. Um estado de emergência foi declarado e milhares de pessoas tiveram que ser evacuadas.