Onde se encontra o maior rio subterrâneo navegável da Europa? É possível navegar nele?

A província de Castellón reserva-nos um belo segredo natural a poucos quilómetros das praias mediterrânicas: um rio subterrâneo com quase três quilómetros de comprimento. E até pode atravessá-lo de barco!

Cuevas de Sant Josep, Castellón
As Grutas de Sant Josep contêm um rio navegável de quase três quilómetros, embora o seu comprimento total seja ainda desconhecido. Imagem: covesdesantjosep.es

No coração da província de Castellón, na encantadora cidade de La Vall d'Uixó, e a apenas 15 minutos do Mar Mediterrâneo, existem grutas cujo início e fim são um mistério. No entanto, o que se sabe com certeza é que as Grutas de San José, conhecidas em valenciano como Coves de Sant Josep, são acessíveis ao público.

Com um comprimento de 2750 metros, alberga o mais longo rio subterrâneo navegável da Europa. Durante milénios, o fluxo de água esculpiu esta espetacular paisagem subterrânea, permitindo-nos hoje explorá-la a pé, de barco ou de caiaque. Com uma temperatura constante de 20 ºC, estas grutas são ideais para visitar em qualquer altura do ano.

Como visitar as Caves de Sant Josep?

Os visitantes das Coves de Sant Josep desfrutarão de um relaxante passeio de barco ao longo de um dos mais impressionantes rios subterrâneos navegáveis. A visita inclui um passeio de barco de 800 metros e uma caminhada de 250 metros, com uma duração total de aproximadamente 45 minutos. A gruta é iluminada com luzes LED, que não só melhoram a experiência visual, como também ajudam a preservar o ambiente e evitam a proliferação de musgo.

Durante a visita, os visitantes podem admirar o incrível património das grutas, incluindo uma série de pinturas e gravuras pré-históricas reconhecidas como Património Mundial pela UNESCO. No início da gruta, por cima do leito do rio, há uma pintura de uma cabeça de cavalo e, perto dela, num painel, há um meandro pintado a vermelho na parede.

Em datas especiais, como o Halloween ou o Natal, realizam-se ciclos de concertos e outras atividades especiais.

As pinturas rupestres das Grutas de Sant Josep datam do período Magdaleniano, tendo as primeiras sido descobertas em 1993. A continuação das escavações revelou que a gruta já era habitada no Paleolítico Superior, há cerca de 16.000 anos.

Informações úteis sobre as Grutas de Sant Josep

Abaixo, oferecemos-lhe algumas informações interessantes no caso de planear visitar este lugar surpreendente em breve.

  • Localização: Paratge de Sant Josep s/n, em La Vall d'Uixó (Castellón), a apenas 15 minutos da costa mediterrânica.
  • Email: [email protected]
  • Telefone: +34 964 69 05 76 +34 964 69 05 76
Cuevas de Sant Josep, en Castellón
O rio subterrâneo das Grutas de Sant Josep também pode ser explorado em caiaque. Imagem: covesdesantjosep.es
  • Horário de funcionamento: De segunda a domingo, das 09:45 às 15:30. Por favor, chegue 10 a 15 minutos antes da hora da sua visita. O pessoal de bordo dar-lhe-á todas as instruções necessárias para garantir um embarque e desembarque seguros.
  • Outras atividades nas Grutas de Sant Josep: espeleologia, caiaque e espetáculos musicais com a experiência “Singin' in The Cave”.
As Coves de Sant Josep desenvolveram-se no período Triássico Médio e são compostas principalmente por calcário. A origem do rio e o fim da gruta são desconhecidos.