O veredicto da Marmota Phil em 2024! A sua previsão de frio e neve para as próximas semanas
Hoje é a Nossa Senhora das Candeias em Portugal, mas é também o Dia da Marmota nos Estados Unidos, onde milhões de pessoas aguardam com expectativa as previsões de Phil. Será que vamos ter mais seis semanas de inverno?
Phil, que vive na comunidade de Punxsutawney (Pensilvânia), é a marmota mais popular nos meios de comunicação social, ao ponto de saltar para o grande ecrã: muitos de nós lembram-se do divertido filme de Bill Murray, "Feitiço do Tempo", que ajudou a dar a conhecer este costume pitoresco para além das fronteiras dos EUA e do Canadá.
Não é a única marmota "meteorologista" na América do Norte, mas é a mais mediatizada, o que a torna um evento muito popular e que atrai milhares de visitantes. Às 7h25, hora local da Pensilvânia (cerca das 12:25 em Portugal continental), Phil interrompeu a sua hibernação para sair e dar o seu veredicto sobre o que resta do inverno na América do Norte.
Sem dúvida, um teste difícil, considerando que estas semanas foram muito extremas na América do Norte, com ondas de frio e tempestades de neve catastróficas alternadas com episódios de temperaturas anormalmente elevadas para a época do ano. Esta situação também se verificou na Europa, onde se registaram desde tempestades de inverno muito severas a temperaturas recorde, com valores de até 30 ºC, há apenas alguns dias em Espanha.
O Dia da Nossa Senhora das Candeias, a origem de Phil
Esta tradição remonta ao final do século XIX. O Punxsutawney Groundhog Club é uma sociedade que, a 2 de fevereiro, se veste com casacos compridos e cartolas para se apresentar aos meios de comunicação social. Os organizadores do evento não escondem que a tradição tem origem na celebração do Dia da Candelária e que, antes da marmota, havia um ouriço, mas de origem alemã. É por isso que as conclusões retiradas da sombra de Phil coincidem frequentemente com as retiradas de provérbios ibéricos e europeus.
Os primeiros colonos da Pensilvânia eram alemães, que encontraram marmotas em muitas partes do estado. Determinaram que a marmota, que se assemelhava a um ouriço-cacheiro, era um animal inteligente e decidiram que, se o sol aparecesse a 2 de fevereiro, a marmota veria a sua sombra e regressaria rapidamente à sua toca para mais seis semanas de inverno.
Primavera antecipada, a previsão de Phil
Se a marmota vir a sua sombra, haverá mais seis semanas de inverno, mas se não vir, então está no horizonte uma primavera antecipada e temperaturas mais elevadas do que o normal para a estação. Na verdade, a sua previsão é mais climatológica do que meteorológica, uma vez que não dá uma previsão de um fenómeno específico num momento específico, mas prevê o fim do inverno, que é uma estação.
Numa madrugada fria, o Phil não viu a sua sombra, e não admira tendo em conta as muitas nuvens que estavam no céu. Segundo a tradição, isso significa que a primavera vai chegar mais cedo este ano. Será que a sua previsão se vai concretizar? Iremos descobrir nas próximas semanas.
Os modelos coincidem com a previsão da famosa marmota?
Fevereiro é o último mês do inverno climatológico e tem a reputação de ser "louco" devido às suas constantes e abruptas mudanças de tempo. Há alturas em que março é mais invernoso do que fevereiro, mas também vale a pena lembrar que, no hemisfério norte, algumas das vagas de frio mais intensas ocorreram no segundo mês do ano.
De acordo com o nosso modelo de referência, são esperadas temperaturas mais amenas do que o normal nas próximas semanas no norte dos EUA, enquanto nos restantes estado seriam inferiores à média climatológica para as datas.
Nos domínios de Phil, portanto, o inverno rigoroso estaria já "a dar as últimas". No entanto, num território tão vasto e com uma meteorologia muito variável, é muito fácil para várias destas marmotas acertarem na "previsão", uma vez que a probabilidade é de 50%.
Um passatempo meteorológico sem qualquer base científica
A previsão da marmota Phil baseia-se num método sem qualquer base científica, como acontece em Portugal e noutros países com as cabañuelas, as têmporas ou as previsões baseadas nas fases lunares. Em suma, trata-se de um passatempo meteorológico.
Tal como acontece com as cabañuelas, há várias marmotas a prever o fim do inverno nos EUA e no Canadá, pelo que uma delas tem de estar certa e, neste caso, só há duas opções: se o fim do inverno será ou não prolongado. Até um relógio avariado diz as horas corretamente duas vezes por dia. Recomendamos-lhe que consulte a nossa secção de modelos.