O veredicto da marmota Phil em 2023! A sua previsão para o frio e a neve
Hoje é a Nossa Senhora das Candeias em Portugal, mas é também o Dia da Marmota nos Estados Unidos, onde milhões de pessoas esperam ansiosamente pela previsão de Phil. Haverá mais seis semanas de inverno ou a primavera já está a chegar?
Phil, que habita na comunidade de Punxsutawney (Pensilvânia), é a marmota mais popularizada nos meios de comunicação social, e chegou mesmo ao grande ecrã: a maioria de nós viu o hilariante filme de Bill Murray, "O Feitiço do Tempo", que ajudou a tornar este curioso costume conhecido para além das fronteiras dos EUA e Canadá.
Não é a única marmota "meteorologista" na América do Norte, mas é a mais famosa. Recorde-se que no ano passado, muitos países ficaram alarmados com a triste notícia da morte da marmota que previa o fim do inverno. A que nos deixou algumas horas antes do evento esperado foi Milltown Mel, a "preditora" de Nova Jersey.
Às 7:25 da manhã, hora local da Pensilvânia (cerca das 12:25h em Portugal) Phil interrompeu a sua hibernação para sair e dar o seu veredicto sobre o resto do inverno no norte da América. Um teste duro, considerando que os últimos meses têm sido muito extremos na América do Norte, com inundações catastróficas na Califórnia e a grande vaga de frio de há algumas semanas.
A origem da marmota Phil está na Europa
É uma tradição que remonta ao final do século XIX. O Punxsutawney Groundhog Club é uma sociedade que no dia 2 de fevereiro se veste de casacos compridos e cartolas para ir para os meios de comunicação social. Os organizadores do evento admitem que a tradição tem a sua origem na celebração do Dia da Nossa Senhora das Candeias, e que antes de uma marmota havia um ouriço-cacheiro, mas de origem alemã. É por isso que as conclusões tiradas da sombra de Phil coincidem frequentemente com as tiradas de provérbios portugueses e europeus.
Os primeiros colonos da Pensilvânia eram alemães, que encontraram marmotas em muitas partes do estado. Determinaram que a marmota, que se parecia com um ouriço, era um animal inteligente e decidiram que se o sol aparecesse a 2 de fevereiro, a marmota veria a sua sombra e regressaria rapidamente à sua toca por mais seis semanas de inverno.
Haverá mais seis semanas de inverno
Se a marmota vir a sua sombra, haverá mais seis semanas de inverno, mas se não o fizer, então uma primavera precoce e temperaturas mais elevadas do que o normal para a estação estarão à espera. Na verdade, a sua previsão é mais climatológica do que meteorológica, uma vez que não faz uma previsão de um determinado fenómeno num momento específico, mas prevê o fim do inverno, que é uma estação.
Num amanhecer calmo e não tão frio como o do ano passado, quando o estado estava a sofrer os efeitos de uma poderosa onda de ar ártico, Phil viu a sua sombra apesar do céu coberto de nuvens, o que significa que ainda faltam mais seis semanas de inverno.
Será que os modelos correspondem à previsão da famosa marmota?
Fevereiro é o último mês do inverno climatológico, e tem a reputação de ser "louco" devido às suas constantes e abruptas mudanças do estado do tempo. Há alturas em que março é mais invernal que fevereiro, mas também vale a pena lembrar que no hemisfério norte algumas das mais poderosas vagas de frio foram registadas precisamente neste mês.
Segundo o nosso modelo de referência, tanto em fevereiro como em março, são esperadas temperaturas mais amenas do que o normal no Sul e na Costa Leste dos EUA, enquanto que em alguns estados do Oeste estariam abaixo da média climatológica para estas datas. No domínio de Phil, portanto, o inverno já está na sua fase final.
Um passatempo meteorológico sem qualquer base científica
A previsão da marmota de Phil baseia-se num método sem qualquer base científica, como acontece em Portugal, Espanha e noutros países com as cabañuelas ou as previsões baseadas nas fases lunares. Em suma, é um passatempo meteorológico. Tal como com as cabañuelas, existem várias marmotas que prevêem o fim do inverno nos EUA, pelo que uma delas tem de estar certa, e neste caso existem apenas duas opções: se o fim do inverno será ou não prolongado. Para saber, não se esqueça de consultar a nossa secção de modelos.
Dia da Marmota, uma tradição que tem os dias contados?
Várias organizações ambientais e ecológicas levantaram a sua voz contra a situação da marmota mediática. Cada 2 de fevereiro, Phil é arrastado para fora da sua toca, exposto aos flashes e às multidões, o que lhe causa um grande stress. Além disso, no seu lar não pode escavar ou procurar comida como fazem as marmotas não famosas. Por esta razão, foi mesmo proposto o uso de uma inteligência artificial ou um Phil "robô" para o Dia da Marmota.