O rio Nilo vê-se todo iluminado à noite do espaço: esta é a razão

Uma visão noturna do Egito mostra a extensão do Rio Nilo a partir do espaço iluminado pelas muitas luzes das cidades situadas ao longo das suas margens. Veja abaixo e encante-se!

Imagem do Delta do Rio Nilo em 2010 iluminado à noite pelas milhares de luzes das cidades às suas margens. Crédito: William L. Stefanov/NASA-JSC.

O Rio Nilo, considerado a espinha dorsal do Egito e o segundo maior rio do mundo em extensão (perde apenas para o rio Amazonas), é muito mais do que uma massa de água que serpenteia através da paisagem. É a própria vida que flui por este país, alimentando não apenas o solo fértil em seu redor, mas também a rica herança cultural que caracteriza o Egito.

O Nilo é o segundo rio mais longo do mundo, com quase 7 mil quilómetros de extensão. Nasce no Uganda e Etiópia, e desagua no Mar Mediterrâneo, no Egito e Sudão.

Localizado em África, o rio Nilo nasce no interior do continente, em Ruanda e na Etiópia, e desagua no Mar Mediterrâneo, a sua foz. A sua extensão é de quase 7 mil quilómetros, abrangendo os países: Uganda, Tanzânia, Ruanda, Quénia, República Democrática do Congo, Burundi, Sudão, Etiópia e Egito.

Hoje, 90% da população do Egito vive nas margens do rio Nilo e depende diretamente das suas águas para sobreviver. Cidades como Cairo e Luxor prosperam devido à sua proximidade com o rio.

E é justamente isso que explica a imagem noturna do Rio Nilo visto do espaço, na qual ele aparece todo iluminado; uma visão fantástica! Veja mais abaixo.

Rio Nilo brilha à noite pelas luzes das cidades

Um dos aspetos mais fascinantes de observar a Terra à noite é ver como as luzes das cidades mostram a distribuição das pessoas no planeta. E é isso que podemos ver no Tweet abaixo do Cooperative Institute for Research in the Atmosphere (CIRA) da Universidade do Estado do Colorado (CSU): a população do Egito está quase que completamente concentrada ao longo do Vale do Rio Nilo, e apenas uma pequena percentagem localiza-se no interior do país.

Isto cria este efeito visual onde o rio Nilo aparece iluminado devido às muitas luzes das cidades situadas ao longo das suas margens. Uma imagem incrível! Parece que ele próprio tem luzes nas suas águas, não é mesmo? Veja:

Inclusive, astronautas da Expedição 25 da NASA a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) fotografaram o delta do Rio Nilo durante a noite de 28 de outubro de 2010, quando passavam sobre a região. A imagem é esta mostrada no início deste artigo. As áreas povoadas e as estradas de ligação entre elas se tornam claramente visíveis à noite, assim como as regiões urbanizadas e infraestruturas ao longo do Rio Nilo.

A iluminação das luzes permite identificar a capital do Egito, Cairo, que é a região mais brilhante. A área metropolitana de Tel Aviv, em Israel, também pode ser vista à direita na foto, assim como a curvatura da Terra, na parte superior da imagem.

Além disso, também podemos ver na imagem os dois principais corpos de água que definem as costas oeste e leste da Península do Sinai: o Golfo de Suez e o Golfo de Aqaba, delineados por luzes ao longo das suas costas (no canto inferior direito). As luzes da cidade de Pafos, Limassol, Larnaca e Nicósia são visíveis na ilha de Cyprus (parte superior).

Referências da notícia

O Delta do Rio Nilo A Noite Como Visto Da Estação Espacial Internacional. 09 de novembro, 2010. Space Today/Redação.

Nile River Delta at Night. 28 de outubro, 2010. Earth Observatory/NASA.