O que torna Yakutsk, a cidade mais fria do mundo, tão especial?
Yakutsk é uma cidade da Rússia, na Sibéria Oriental. Possui cerca de 300 mil habitantes, sendo, assim, a maior cidade do mundo construída sobre permafrost. Saiba mais aqui!
De acordo com relatórios meteorológicos diários, a temperatura média neste local é de 40 ºC negativos. Aqui, a vida acontece entre a neve e a escassa luz solar, que chega ao solo através de nuvens densas.
O que é que Yakutsk tem de tão especial?
Sendo a capital da República Sakha, na Rússia oriental, é uma das cidades mais populosas da região. Apesar de estar localizada a 450 km do Círculo Ártico, Yakutsk é o lar para cerca de 300 mil pessoas, de acordo com o recenseamento mais recente.
Muitos deles são cientistas especializados em diferentes campos. Segundo a Live Science, a Sibéria é "uma das regiões mais frias e escassamente povoadas do mundo". No entanto, centenas de milhares de pessoas que vivem em Yakutsk trabalham para uma empresa de extração de diamantes.
Para evitar a constante inundação do gelo derretido, os engenheiros civis locais tiveram de construir declives de betão que elevam os edifícios até 2 metros acima do solo.
De acordo com a investigação de Alex DeCaria, professor de Meteorologia na Universidade de Millersville na Pensilvânia, as temperaturas são tão extremas nesta região porque "a terra aquece e arrefece mais depressa do que os oceanos". Yakutsk está no ponto conhecido como "o planalto siberiano", onde estes fenómenos se expressam com muito maior intensidade.
Quanto tempo dura o inverno em Yakutsk?
Dadas as condições climáticas extremas na Sibéria, as estações frias são muito mais longas do que em outras partes do mundo. O inverno, geralmente, começa em outubro. Atinge o seu ponto mais frio por volta de janeiro e termina em maio.
No primeiro trimestre do ano, a temperatura média paira em torno de -38 °C. Na sua pior estação de frio extremo, Yakustk atingiu -60 °C. Contudo, segundo a BBC, alguns residentes relatam dias muito mais frios.
Os termómetros locais não são suficientemente resistentes para medir a temperatura. No verão, contudo, as temperaturas podem subir até aos 30ºC. Isto é comparável a um dia normal em Acapulco, no México.
Além disso, durante os meses de verão, o sol não se põe durante 20 horas. Portanto, as pessoas têm apenas 4 horas de escuridão natural por dia.