O que revela esta mensagem criptografada do século XIX encontrada num bolso secreto?
Um arqueólogo encontrou uma mensagem escrita num pedaço de papel no bolso secreto de um vestido do século XIX. Muitos anos depois encontraram o significado, e é meteorológico!
Sara Rivers Cofield é uma americana apaixonada por moda vintage. Esta arqueóloga coleciona vestidos e bolsas antigas. Em 2013, ela encontrou um lindo vestido de crinolina castanho do século XIX numa loja de antiguidades no Maine, nordeste dos Estados Unidos.
Ao chegar a casa, ela examinou o vestido mais de perto e descobriu pedaços de papel com várias mensagens escritas à mão num bolso secreto escondido entre as costuras da saia. Ela achou impossível decifrar estes pequenos códigos, que pareciam não fazer sentido, diz LeFigaro.
A arqueóloga decidiu então publicar uma foto dos papéis no seu blog, caso alguém soubesse o que significavam: “Coloquei (a mensagem) aqui caso haja algum prodígio da descodificação à procura de um projeto”. Demorou 10 anos até que Wayne Chan, investigador da Universidade de Manitoba (Canadá), acabasse com o mistério.
Elo perigoso ou agente secreto do século XIX?
O "criptograma de vestido de seda" há muito é considerado pelos entusiastas da criptologia como uma das "50 mensagens criptografadas não resolvidas", de acordo com a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA). Cada um propôs a sua hipótese: da mensagem de amor a um código secreto de espiões durante a guerra.
Nestes pedaços de papel é possível ler, por exemplo: “Bismark, omitir, folhagem, buck, banco (...) Calgary, Cuba, desguardado, confute, pato, fagan (...) Primavera, deserto, forro, um, lendo, novato". É difícil estabelecer a ligação entre um romance proibido ou as medidas para encomendar um vestido, como mencionam alguns internautas que tentaram decifrar a mensagem da melhor maneira possível.
A teoria mais provável estava ligada ao surgimento de um novo modo de comunicação na época: o telégrafo. Novas estruturas de comunicações estavam a espalhar-se por todo o mundo no século XIX. A trilha telegráfica era considerável.
Por razões económicas, as mensagens transmitidas por este meio de comunicação tiveram de ser condensadas e abreviadas. Portanto, cada profissão tinha os seus códigos específicos. Para entender o significado das frases, naquela época foram publicados livros de códigos para diferentes ofícios.
Então... o que significa esta mensagem estranha?
Apaixonado por decifrar códigos, Wayne Chan decidiu traduzir a misteriosa mensagem. 170 livros de códigos telegráficos depois, acabou por folhear o livro que o ajudaria a encontrar a resposta: Contos Telegráficos e História Telegráfica. Inclui uma secção sobre o código meteorológico usado pelo Corpo de Sinalização do Exército dos Estados Unidos.
Não há histórias de amor proibidas... Mas sim dados meteorológicos. Todos os códigos se assemelhavam – palavra por palavra – aos do criptograma do vestido de seda. Na realidade, tratava-se de “observações meteorológicas para um determinado local e hora, que foram telegrafadas para a sede do Serviço de Sinais em Washington”, explica LeFigaro.
Assim, a linha de código “Bismark, omit, leafage, buck, bank” é traduzida da seguinte forma:
- BISMARK: Nome da estação: Bismarck, Território de Dakota (agora Dakota do Norte)
- OMITIR: Temperatura do ar: 56 °F, Pressão barométrica: 0,08 pol Hg
- FOLHA: ponto de orvalho: 32 °F, horário de observação: 22h00.
- BUCK: tempo: claro, precipitação: nenhuma, direção do vento: norte
- BANCO: velocidade atual do vento: 19 km/h, pôr do sol: céu limpo
Apesar de tudo, o mistério permanece...
Em 14 de dezembro de 2023, 10 anos após a publicação da mensagem no blog de Sara Rivers Cofield, os resultados da descodificação da língua canadiana foram publicados na revista Cryptologia e posteriormente partilhados pela NOAA. Certamente, a mensagem foi finalmente elucidada, mas muitas questões permanecem.
Segundo Sara Rivers Cofield, o famoso vestido era uma “roupa casual” que as mulheres podiam usar para trabalhar. E de acordo com Wayne Chan, na década de 1880, muitas mulheres trabalhavam para o Serviço de Sinalização do Exército na capital americana...
No entanto, isto não responde a certas questões que permanecem sem solução até hoje: porque é que os códigos estavam escondidos num bolso secreto do vestido? Quem era a mulher que usava o vestido? Qual era a sua profissão?
O vestido de seda ainda não revelou todos os seus segredos...