O que pode fazer para evitar que os caracóis e as lesmas devorem a sua horta?

Ah, esses caracóis que vêm banquetear-se com a folha de alface mais pequena! Eis alguns conselhos para os reduzir ao mínimo. Mais uma vez, o equilíbrio na horta é uma das chaves.

Lesmas e caracóis no jardim
Os caracóis têm uma concha que as lesmas não têm. Ambos gostam de rebentos jovens de legumes e flores.

Transplantou ou semeou a sua horta. Tudo está a correr bem, nenhuma lesma ou caracol chegou. Então, uma manhã, acorda e descobre que todas as suas plantas foram parcial ou totalmente devoradas.

É muito provável que as lesmas se tenham banqueteado após uma noite de grande humidade ou de chuva. Os caracóis são mais comuns na alface, mas as lesmas causam mais danos. O que pode fazer para limitar este risco?

É de grande importância que o solo seja permeável.

Quanto mais compacto e impermeável for o solo, mais humidade permanecerá nele. Estas condições não podiam ser mais favoráveis à presença de lesmas no solo. As lesmas ficam debaixo da terra se houver um período seco e quente. Se não... pode ficar no exterior a meio do dia.

Em zonas com pouca vegetação e em condições ótimas, os caracóis e as lesmas podem deslocar-se entre 2 e 7 metros por dia, consoante as espécies.

O truque é ter um solo com boa percolação. Quer dizer, rico em matéria orgânica, que vai amaciar o seu solo graças ao trabalho das minhocas. É preferível adicionar esta matéria orgânica no outono.

Caracóis horta
Pensava que uma horta elevada manteria as lesmas afastadas? Bem, não necessariamente: elas podem sair através do solo!

De facto, se adicionar demasiado em forma não decomposta, pode atrair ainda mais caracóis ou lesmas. Seria uma pena perder mais plantas.

Truques que podem ser muito úteis

Outro truque consiste em tornar a superfície do solo menos adequada para as lesmas rastejarem. Para isso, pode utilizar cascas de ovos mexidas. Estas tornarão a superfície do solo muito menos agradável e espinhosa.

Além disso, se tiver cinzas frias provenientes da queima de lenha no inverno passado (mesmo que o frio tenha aparecido pouco em Portugal), é muito boa ideia espalhá-las ao pé das suas culturas. Deve também evitar aplicar uma camada espessa. É preferível aplicá-lo várias vezes por semana se chover.

Eis outra recomendação que lhe pode ser útil: utilize cavalinha ou salva, colocando folhas ou pedaços das plantas à volta das culturas mais delicadas. Outra opção muito eficaz é pulverizar uma forte borrifadela de café sobre a zona a proteger.

A manutenção de zonas de biodiversidade é vital

É importante manter um elevado nível de biodiversidade no seu jardim. Para isso, mantenha uma zona onde as ervas daninhas se misturam com flores silvestres ou mesmo com plântulas.

Esta zona pode funcionar como um tampão entre as culturas hortícolas e as lesmas. As lesmas preferem ficar nesta zona de vegetação densa e variada do que nas plantas hortícolas.