O que move os portugueses em 2025? Viajar, viajar, viajar
Já tem as malas e o passaporte prontos? Explorar o mundo está no topo das prioridades dos portugueses este ano.
Em 2025, os portugueses estão de malas feitas e prontos para desbravar novos destinos. A conclusão é do Observador Cetelem (um centro de estudos sobre consumo e comércio mundial), que realizou um inquérito sobre as tendências de consumo nacional para os próximos 12 meses.
Acredite, quase metade da população nacional (46%) está a planear aventurar-se pelo mundo fora. E não é difícil perceber o motivo: depois de anos de restrições e incertezas, nada melhor do que explorar novos horizontes e criar memórias inesquecíveis.
E engane-se se pensa que, só com vida feita e organizada é que se pode dar ao luxo de passear. Aliás, os mais jovens, especialmente entre os 18 e os 24 anos, lideram este entusiasmo, com 49% a confessar a vontade de viajar.
E não é só nas idades que o desejo de voar se destaca. A Área Metropolitana de Lisboa está à frente nesta corrida pelas viagens, com 54% dos lisboetas prontos a embarcar, seguidos pela região Sul & Ilhas (48%) e pela Zona Centro (44%).
Viajar longe, melhorar perto
Mas nem tudo gira à volta de aviões e passaportes. Em segundo lugar nas intenções de consumo, está o desejo de investir em remodelações domésticas.
Quem não gosta de dar uma cara nova à casa? Cerca de 29% dos portugueses planeiam renovar o lar, com especial destaque para os adultos entre os 45 e os 54 anos (38%).
A terceira prioridade vai para a compra de equipamentos eletrónicos e tecnológicos, com 18% a apontarem para novos gadgets no horizonte. E há ainda quem sonhe com uma casa nova — logo a seguir às intenções de redecorar a casa (14%) e de retomar estudos ou realizar formações (13%).
Esta meta é principalmente relevante para os jovens entre os 25 e os 34 anos, onde 12% espera concretizar este desejo em 2025.
Um ano de esperança e grandes expectativas
O otimismo é a palavra de ordem para este ano. Com 36% dos inquiridos a acreditar que 2025 será melhor que 2024, e 10% a preverem que será “muito melhor”, os portugueses parecem mais confiantes e esperançosos do que nunca.
Seja para apanhar um avião ou mudar o visual da sala de estar, 2025 promete ser um ano de grandes planos e ainda maiores realizações para os portugueses. Quais são as suas intenções de consumo para este? Já está de malas feitas?