O que é o sol da meia-noite e onde pode desfrutá-lo até julho?

O sol da meia-noite é uma experiência incrível que pode ser desfrutada durante o verão para lá do Círculo Polar Ártico, e um dos melhores locais para o fazer é a Finlândia.

Lapónia finlandesa
A Lapónia finlandesa é um dos melhores locais para desfrutar da fantástica experiência do sol da meia-noite.

Devido às acentuadas diferenças sazonais, as pessoas na Finlândia estão habituadas a viver contrastes extremos. Os invernos escuros do Ártico encontram o seu oposto num dos fenómenos naturais mais característicos deste belo país: o sol da meia-noite, que também pode ser apreciado noutros países escandinavos ou na Islândia.

Muitas pessoas perguntam-se como é que os finlandeses conseguem lidar com a falta de luz solar no inverno, mas a natureza compensa com 24 horas de sol durante a maior parte do verão. Este forte contraste de luz influencia profundamente todos os aspetos da vida na Finlândia.

Este fenómeno caracteriza-se pela permanência da luz solar durante as 24 horas do dia até à meia-noite. É causado pelo ângulo de inclinação da Terra.

É natural que os espaços públicos ganhem vida no verão. Depois de um inverno rigoroso, os intermináveis dias de sol chegam na altura certa. Os finlandeses aproveitam ao máximo a curta mas agradável estação, desfrutando do ar livre e pondo de lado as preocupações até que as noites voltem a escurecer.

Sol da meia-noite: 24 horas de luz solar contínua

O verão na Finlândia é uma época verdadeiramente espantosa. Para aqueles que se aventuram para além do Círculo Polar Ártico, o sol não se põe de todo entre os meses de maio e agosto, enquanto no sul o sol permanece visível quase 24 horas por dia em junho e julho.

Com noites tão claras, pode realizar as mesmas atividades que durante o dia. A maior diferença é a incrível mudança na qualidade da luz. O sol adquire uma tonalidade amarelo-avermelhada, semelhante à do nascer e do pôr do sol, e uma luz bonita e brilhante inunda tudo.

Um banho noturno ou uma sauna sob o sol da meia-noite são experiências a não perder durante esta época na Finlândia. A partir de junho, a água dos lagos e do mar começa a aquecer.

Como tirar o máximo partido deste fenómeno

A melhor maneira de viver o sol da meia-noite é ficar numa cabana tranquila. Muitos finlandeses têm uma cabana familiar, que é frequentemente um pequeno retiro privado junto a um lago.

Para os amantes da calma, o povo finlandês valoriza muito a serenidade, pelo que os turistas também devem mergulhar na tranquilidade do estilo nórdico num retiro pacífico, longe da agitação da vida quotidiana.

Sol da meia-noite na Finlândia.
O sol da meia-noite adquire um tom amarelo-avermelhado, muito semelhante ao do nascer e do pôr do sol, oferecendo uma luz muito especial.

Algumas pessoas optam por atividades diferentes. O sol da meia-noite prolonga o dia e oferece-lhe as tão desejadas horas extra. Utilize-as para fazer caminhadas, remar, pescar ou mesmo jogar golfe a meio da noite.

A melhor maneira de viver o sol da meia-noite é ficar numa tranquila cabana finlandesa.

Reúna os seus amigos para um churrasco, desfrute de uma sauna e mergulhe num lago à meia-noite, tal como fazem os finlandeses!

O sítio mais impressionante para ver o sol da meia-noite

Apesar de poder ser visto em vários países, o local mais impressionante para ver o fenómeno do sol da meia-noite é a Lapónia finlandesa. Em junho, o Midnight Sun Film Festival, fundado pelos célebres cineastas irmãos Kaurismäki, e o festival folclórico Jutajaiset oferecem oportunidades únicas para mergulhar na cultura local e desfrutar das intermináveis horas de luz do dia.

Nas regiões meridionais, o sol da meia-noite é melhor apreciado por altura do solstício de verão. Participar na tradicional festa do solstício na ilha de Seurasaari, em Helsínquia, ou assistir a um festival de rock na região dos lagos permite-lhe experimentar a magia destas noites luminosas.

E se viajar para a Finlândia durante o juhannus, o festival do solstício de verão celebrado no final de junho, é provável que aprecie as fogueiras. Este costume antigo teve origem na crença de que o fogo afastava os maus espíritos.

Outros locais para admirar o sol da meia-noite

Embora o fenómeno do sol da meia-noite só seja plenamente vivido a norte do Círculo Polar Ártico, as noites claras são comuns em toda a Finlândia. Mesmo em Helsínquia, situada na costa sul, quase não há diferença entre o dia e a noite durante o verão. Nas primeiras horas da manhã, o sol mal desce abaixo do horizonte antes de voltar a nascer, criando uma mistura contínua de crepúsculo e amanhecer.

Segundo uma antiga lenda finlandesa, se uma jovem mulher colocar sete flores debaixo da almofada na noite do solstício de verão, o dia mais longo do ano, sonhará com o seu futuro amado.

Helsínquia, sendo uma cidade costeira, convida os visitantes a explorar as suas muitas ilhas e a participar numa variedade de atividades ao ar livre durante o verão. Se prefere a vida noturna e os espaços fechados, saiba que sair de uma discoteca às 3 da manhã pode ser uma experiência surpreendente, uma vez que a luz do dia é quase a mesma que às 3 da tarde. E pode sempre continuar a festa na praia.

Para além da Finlândia, outros locais no mundo onde pode desfrutar do sol da meia-noite incluem Tromso ou as Ilhas Lofoten na Noruega; o mítico Cabo Norte ou locais mágicos na Islândia, como a península de Reykjanes, a região de Snæfellsnes ou o Parque Nacional de Reykjanes.