O que é o doomismo climático?
As novas gerações apresentam-se como pessimistas e "doomistas". Muitos jovens assumem a postura de que travar as alterações climáticas é inútil. Honestamente, é complicado mas não impossível e a ciência sabe disso!
Infelizmente, as alterações climáticas são uma realidade cada vez mais perigosa e poderosa que tira a esperança de poder combatê-las. Os condenados do clima ou "doomers" acreditam que o mundo já perdeu a batalha contra o aquecimento global e que os danos são irreversíveis. E isso é errado, temos de continuar a lutar!
Do "doomismo" ao ativismo
Os extravagantes vídeos de Charles, um jovem de 27 anos da Califórnia, renderam-lhe mais de 150.000 seguidores no Tiktok. Segundo uma notícia publicada na BBC, num dos vídeos do jovem, ele explica os seus pensamentos mais sinceros sobre o aquecimento global. Ele próprio considera-se um "desastre climático, i am a doomer", pois pensa que não há nada a fazer para inverter as alterações climáticas à escala global.
A isto chama-se "doomismo climático", a ideia de que não há nada que possamos fazer para deter o aquecimento global e que é provável que a humanidade se acabe por extinguir. Então, em pouco tempo obteve uma resposta. Alaina Wood (ativista e cientista de sustentabilidade) explicou que o "doomismo" conduz à inação climática, exatamente o oposto do que queremos.
Não é demasiado tarde!
Não é o fim do mundo, apenas parece. Evitar os piores impactos do aumento das temperaturas no mundo é possível. Implica cortes rápidos, profundos e imediatos nas emissões de gases com efeito de estufa que retêm o calor e aquecem ainda mais o planeta.
A Dra. Friederike Otto, cientista do Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas, explica que o mundo não vai acabar, mas temos de nos adaptar às novas mudanças. A própria ciência diz que não há fim para a partida do planeta ou da humanidade. Uma ação rápida pode prevenir algumas das piores mudanças que nos esperam se muitos de nós se tornarem "doomers".
Uma longa luta contra o "doomismo climático"
Alaina, a jovem ativista, assegura que o "doomismo" é bastante popular entre os mais jovens e que está a ficar cada vez mais forte. Um problema grave que corta as asas daqueles que não acreditam nele. A ideia de espalhar o medo, mesmo sem saber do que se está a falar, cada vez é mais popular nas plataformas sociais. Infelizmente, há muitos jovens que procuram ser virais mostrando e fomentando o medo, com pouco ou nenhum conhecimento.
O pior de tudo? Muitos ativistas climáticos estão muito assustados e desanimados, uma vez que as novas gerações apoiam este "doomismo". Acreditam que a única maneira de fazer com que a sociedade mude ou ouça é publicar vídeos baseados no medo, como muitos jovens fazem sem saber.