O que é este peixe com cabeça de cobra que ameaça a Europa e os Estados Unidos?

A Channa argus é um animal originário da Ásia. Esta espécie invasora é agressiva e foi detetada na Europa e nos EUA.

peixe serpente
Este peixe é também um anfíbio capaz de viver em terra durante vários dias, desde que a sua pele se mantenha húmida.

Originário da Ásia, este animal é fisicamente um cruzamento entre um peixe e uma cobra. Channa argus, o seu nome científico, é um animal diferente de todos os outros. Pode medir até 1 m de comprimento e pesar até 5 kg! A sua particularidade reside em vários pontos: em primeiro lugar, parece-se mais com uma cobra do que com um peixe (apesar da presença de barbatanas).

Tem uma mandíbula que lhe dá também o aspeto de um lúcio. Mas, acima de tudo, é um anfíbio! Por outras palavras, pode viver tanto na água (com pouco oxigénio) como em terra, durante vários dias seguidos. Só precisa de manter a pele húmida, desde que as temperaturas não desçam abaixo dos 0°C e não subam acima dos 30°C.

Também conhecida como cabeça de cobra do Norte, esta espécie tem outras características, nomeadamente a sua capacidade de reprodução: Channa argus é capaz de se reproduzir 5 vezes por ano. E de cada vez que se reproduz, a fêmea liberta 50 mil ovos de cada vez! Esta caraterística faz desta espécie uma ameaça para a biodiversidade. Tanto mais que tem fama de ser uma espécie invasora e agressiva.

A presença desta espécie está, portanto, a ser acompanhada de perto na União Europeia e nos Estados Unidos. Recentemente, foi registado um exemplar pelo Departamento de Conservação da Vida Selvagem do Missouri. Trata-se, de facto, do quarto peixe snakehead (cabeça de cobra) do Norte, depois de um pescador o ter capturado a 25 de maio no lago Wappapello, no Missouri, nos Estados Unidos.

Os outros dois indivíduos tinham sido avistados anteriormente em 2019 e 2023. Como é habitual, a espécie - originária da Ásia - foi introduzida "fora da sua área de distribuição nativa" em resultado da atividade humana, explica a União Internacional para a Conservação da Natureza. O problema é que, para além de agressivo, este peixe é também muito robusto. Até porque não tem predadores nos Estados Unidos.

Uma verdadeira ameaça para as espécies locais e uma causa de perturbação ecológica. Isto porque esta espécie come "todas as presas que cabem na sua boca larga" e pode, portanto, atacar peixes mais pequenos, crustáceos, pequenos répteis e rãs. Estas numerosas características fazem deste peixe uma ameaça para a fauna endémica.

A sua capacidade de reprodução (pode mesmo dizer-se que prolifera), a sua robustez e o seu apetite ganancioso fazem desta espécie uma verdadeira assassina da biodiversidade local, não só no Missouri mas também noutros estados dos EUA. Esta espécie apropria-se do alimento e do habitat das espécies locais.

Por conseguinte, foi acrescentada à lista da União Europeia de espécies exóticas invasoras que suscitam preocupação. A boa notícia é que ainda não foi encontrado na Europa nenhum indivíduo identificado como Channa argus.