O que é este buraco gigantesco que apareceu nos campos da Turquia?
Há alguns dias, um enorme buraco apareceu subitamente nos arredores de Karapinar, na província turca de Konya. Está relacionado com os recentes e catastróficos terramotos no sul do país? Aqui explicamos.
Um novo fenómeno geológico sobressaltou a Turquia. Há alguns dias atrás, mais concretamente no passado sábado (25), um enorme buraco apareceu repentinamente nos arredores de Karapinar, na província de Konya, na Anatólia Central. Não muito longe das áreas mais afetadas pelos terríveis terramotos que abalaram o sul da Turquia e o norte da Síria.
As investigações iniciais sugerem que este grande buraco tem cerca de 37 metros de diâmetro e 12 metros de profundidade, embora muito provavelmente o seu tamanho e profundidade aumentem nos próximos dias. Será que os terramotos fortes e devastadores no sul do país poderão estar por detrás disto? Além disso, foi recentemente registado um sismo de magnitude 4,3 nesta área.
Segundo o Professor Fetullah Arık, director do Centro de Investigação e Aplicação de Obruk da Universidade Técnica de Konya (KTÜN), não pode ser estabelecida qualquer ligação significativa entre os recentes terramotos e o súbito aparecimento destes abismos.
Na verdade, este fenómeno geológico é bem conhecido na região. É uma grande dolina ou sumidouro, um fenómeno de subsidência do solo que costuma ocorrer em áreas cársticas, com um tipo de subsolo onde existem rochas carbonatadas sujeitas a dissolução química. Criam-se cavernas no subsolo que podem depois desabar, engolindo tudo à superfície, constituindo um perigo para as habitações e infraestruturas.
A água desempenha um papel fundamental nestes perigosos colapsos, desgastando o subsolo a partir de baixo. Como se pode observar nas imagens, o colapso do solo criou um abismo circular. No distrito de Karapinar, situado num planalto cárstico, estima-se que existam mais de 2000 dolinas segundo os meios de comunicação locais, e a exploração excessiva das águas subterrâneas está a acelerar o processo.