O planeta Terra em 2021
Do clima extremo às erupções vulcânicas, foram diversos os eventos que se destacaram em 2021 no nosso planeta. Aqui iremos expor alguns dos que aconteceram por todo o mundo.
O ano de 2021 contou com diversos eventos extremos relacionados com o clima e não só. As pessoas continuaram a sofrer, também, com os impactos da pandemia causada pelo coronavírus, que começou no início de 2020.
Desde tempestades a erupções vulcânicas, foram diversas as catástrofes que afetaram a vida de milhares de pessoas, um pouco por todo o globo. Em baixo, ficará o resumo de alguns dos eventos extremos supracitados.
Acontecimentos em 2021
Tempo adverso típico de um inverno extremo causa apagões nos EUA
Uma massa de ar frio proveniente do Ártico, arrefeceu grande parte dos Estados Unidos em meados de fevereiro de 2021, originando recordes de temperaturas baixas no centro do país. O frio extremo, combinado com várias tempestades de neve e gelo, deixou milhões de pessoas sem energia.
O nascimento de um iceberg
A plataforma de gelo Brunt da Antártida deu origem a um grande iceberg (do tamanho de Chicago), também em fevereiro de 2021, dois anos após as fendas se terem aberto rapidamente através do gelo e terem levantado preocupações sobre a estabilidade da plataforma. Esta rutura foi detetada por equipamento GPS no dia 26 de fevereiro de 2021, e depois confirmada no dia seguinte com imagens de radar do satélite Sentinel-1A da Agência Espacial Europeia.
Fagradalsfjall em erupção na Islândia
No dia 19 de março de 2021, o vulcão Fagradalsfjall entrou em erupção depois de ter ficado adormecido durante 800 anos. Três meses mais tarde, este vulcão na península de Reykjanes, na Islândia, continuava a expelir lava e a expandir o seu campo de fluxo.
O calor excecional atinge o Noroeste Pacífico
Eventos de calor extremo ocorrem em todo o planeta durante a maioria dos verões, mas a onda de calor no Noroeste do Pacífico é excecional. Em junho de 2021, muitos registos de temperatura bateram recordes em várias cidades dos EUA e Canadá durante uma onda de calor a que o Serviço Meteorológico Nacional chamou "histórica e perigosa".
Primeira Luz de Landsat 9
Landsat 9, um satélite que resultou de uma missão conjunta entre a NASA e o USGS (U.S. Geological Survey), foi lançado em setembro de 2021 e recolheu as suas primeiras imagens da Terra. Adquiridas a 31 de outubro, as imagens de "primeira luz" fornecem uma previsão de como a missão ajudará as pessoas a gerir recursos naturais vitais e a compreender os impactos das alterações climáticas.
As cores dos rios estão a mudar
Mudanças subtis no ambiente podem alterar a cor dos rios, afastando-os das suas matizes típicas. Novas investigações mostram que a cor dominante mudou em cerca de um terço dos grandes rios nos Estados Unidos, nos últimos 35 anos.
O Lago Mead desce para um nível recorde
O Lago Mead é a maior reserva dos Estados Unidos e faz parte de um sistema que fornece água a pelo menos 40 milhões de pessoas. Encontra-se hoje no seu nível mais baixo desde que Franklin Roosevelt foi presidente. Isto significa que será distribuída menos água a alguns estados em 2022. O baixo nível da água chega num momento em que 95% da terra em nove estados ocidentais é afetada por algum nível de seca.
La Niña voltou
Este fenómeno altera a circulação atmosférica global e pode causar mudanças na trajetória das correntes de jato de média latitude. Desta forma, intensifica a precipitação nalgumas regiões e a seca noutras.
Eclipse na Antártida
O último evento da lista é o único eclipse solar total que aconteceu em 2021. Ocorreu no dia 4 de dezembro de 2021 na Antártida. Um eclipse parcial era visível noutras partes do hemisfério sul. O eclipse atingiu a totalidade às 07:44h (UTC) e durou pouco menos de 2 minutos, escurecendo os céus de verão da Antártida numa altura em que o Sol está acima do horizonte durante vários meses.