O óleo de coco é um alimento saudável? Estes são os 7 benefícios para a saúde dos consumidores

Este produto natural surge associado à alimentação saudável pois contém vários compostos bioativos com propriedades antioxidantes. Fique a saber mais sobre este alimento, no nosso portal!

Óleo de coco
Neste caso, a imagem mostra óleo de coco refinado, o que à partida terá menos benefícios para a saúde do ser humano.

É cada vez mais aceite pela comunidade científica que o óleo de coco é benéfico para a saúde dos seres humanos, tanto do ponto de vista da alimentação como do ponto de vista da saúde de uma forma geral (pode ajudar a baixar o colesterol), mas também da saúde estética e capilar. O óleo de coco é extraído da polpa do fruto fresco e maduro (considerado extra virgem) e é composto por ácidos gordos saturados e insaturados.

A comprovada aceleração do metabolismo potenciada pelo consumo de óleo de coco faz com que este alimento esteja associado à perda de peso.

Este produto também pode ser extraído do fruto seco, contudo é um processo que implica refinação, logo o óleo de coco produzido terá perdido no processo parte dos seus nutrientes, nomeadamente os que mais beneficiam a saúde.

Do ponto de vista da alimentação, sabe-se que o consumo de óleo de coco não interfere no processo de emagrecimento, tal como acontece quando se adiciona canela no café. Contudo, o consumo de óleo de coco, de preferência orgânico, aliado a uma alimentação saudável e à prática de atividade física, pode ajudar à perda de peso.

Principais benefícios na alimentação

Uma das principais vantagens do consumo de óleo de coco é que ajuda na melhoria da imunidade. No estômago age como um potente bactericida, antifúngico e antiviral, ajuda a controlar o colesterol, tendo um efeito anti-inflamatório e anti-trombótico. Para além disso, o óleo de coco pode substituir os tradicionais óleos de cozinha, nomeadamente outros óleos vegetais que quando sujeitos a calor vêm as suas propriedades nutricionais drasticamente alteradas.

O óleo de coco, quando extraído a frio e sem passar por processos de hidrogenação ou aquecimento, apresenta um perfil lipídico forte em ácidos gordos saturados de cadeia média (ácidos láurico, mirístico e palmítico) que são de fácil digestão.

Para além disso, alguns especialistas aconselham o consumo de óleo de coco antes de uma intensa atividade física. Este produto fornece uma grande quantidade de energia ao nosso organismo, de forma rápida, promovendo a aceleração do metabolismo. Para além disso, fornece uma sensação de saciedade pois inibe a fome durante a atividade física.

A comprovada aceleração do metabolismo potenciada pelo consumo de óleo de coco faz com que este alimento esteja associado à perda de peso. É facilmente absorvido pelo organismo, sendo transformado em energia pelo fígado, sendo que desta forma não se acumula como gordura nos adipócitos.

Óleo
O óleo de coco extra virgem, como o que está na imagem, tem várias aplicações que podem ir da culinária aos cuidados de beleza e dermatologia.

Do ponto de vista do paladar, o seu sabor neutro faz com que seja um alimento que pode acompanhar quase qualquer outro, seja cozinhado ou cru. Pode ser utilizado para temperar saladas e para refogar certos alimentos como legumes, arroz e proteínas animais. A resistência ao calor, já enunciada, faz com que possa acompanhar pratos quentes, café ou mesmo saladas de fruta.

Benefícios estéticos e dermatológicos

Para além dos usos alimentares, o óleo de coco também é importante do ponto de vista cosmético e dermatológico. A utilização deste produto por aplicação direta na pele e no cabelo pode ajudar a ter a pele mais hidratada e a ter cabelos mais brilhantes, mais sedosos, diminuindo a queda dos mesmos.

Pelas suas propriedades nutritivas e suavizantes, pode aproveitar o óleo de coco para estrias, rugas, massagens e após o barbear.

Do ponto de vista dermatológico, pode ser utilizado diretamente, mas em quantidades moderadas, já que pode potenciar o entupimento de poros e o aparecimento de acne. Deve ser utilizado em áreas que tradicionalmente apresentam mais secura como os joelhos e os cotovelos. Pode ser ainda utilizado como removedor de maquilhagem e como analgésico em caso de queimadura e numa situação de sensibilidade pós exposição prolongada ao Sol.

Por fim, é um produto rico em nutrientes, saudável no seu todo, o que faz dele um produto que pode ser consumido ou utilizado praticamente sem contraindicações. Contudo, deve-se sempre consultar um especialista que ajude na forma de consumo e na quantidade diária recomendável, pois cada caso é um caso: sendo um óleo, o consumo em excesso também poderá ter efeitos nocivos na saúde.