O mistério e a magia estão à sua espera no coração do Gerês — mas só se for um dos afortunados
Prepare-se para o Trilho das Bruxas 2024, uma caminhada noturna no Gerês que combina aventura, mistérios e histórias de bruxaria. Explore lendas locais enquanto percorre trilhos iluminados por velas e participe em atividades tradicionais, como o esconjuro e a queimada, naquele que é “o evento mais esperado do momento”.
Se gosta de caminhadas, mistérios e um pouco de magia, o Trilho das Bruxas 2024 — Lendas e Mistérios do Gerês, no coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês, será uma experiência que não vai querer perder.
“É com grande entusiasmo que anunciamos o evento mais esperado do momento! A Associação Gerês Viver Turismo, em parceria com a Câmara Municipal de Terras de Bouro, vai realizar dia 31 de outubro a 9.ª Edição do Trilho das Bruxas 2024”, anuncia a organização nas redes sociais.
O evento, que acontece na data perfeita para os amantes do Halloween, inclui uma caminhada noturna à luz das velas, onde a aventura é o “ingrediente” principal.
Os organizadores explicam ainda que os participantes “percorrerão um trilho em autonomia, sendo que, em locais estratégicos, estarão presentes elementos orientadores. Pelo caminho, será de esperar a presença do inesperado”.
“O Trilho das Bruxas promete ser uma experiência única que combina a beleza da natureza com uma programação emocionante. Convidamos toda a gente a juntar-se a nós neste evento mágico! Será uma jornada única que celebrará a natureza, a cultura e a magia desta região deslumbrante.”
E o cenário não poderia ser mais perfeito. A aldeia da Ermida, localizada numa zona montanhosa e cercada pela natureza, é o ponto de partida para esta jornada misteriosa. Ao longo da noite, os participantes são convidados a mergulhar num ambiente repleto de magia, onde cada passo no trilho parece aproximá-los um pouco mais das lendas antigas de bruxas, feitiços e seres míticos que, segundo os moradores, habitam a região.
À medida que a escuridão vai tomando conta da noite, a atmosfera começa a ganhar um ar sobrenatural. A vegetação densa e o silêncio quebrado apenas pelo som da natureza criam o ambiente perfeito para que qualquer um possa sentir que está a entrar numa história de suspense. Mas não se preocupe — o medo aqui é o tempero certo para tornar a aventura ainda mais divertida!
Afinal, há algo mais emocionante do que uma caminhada noturna por florestas que já foram palco de histórias e lendas sobrenaturais?
O que esperar do evento
Não espere que o Trilho das Bruxas seja apenas uma caminhada noturna. É muito mais do que isso.
Com uma extensão de cerca de quatro quilómetros de trilho, serão contadas diversas lendas e mistérios da região durante duas horas e meia. Durante o percurso, iluminado por velas, surgirão vários sustos.
Quer um conselho de amigo? Tente manter-se longe dos figurantes. Afinal, é mesmo proibido agarrá-los, empurrá-los ou “de qualquer modo limitarem o seu espaço”.
O melhor é que, apesar do tema sobrenatural e dos elementos místicos, o Trilho das Bruxas, com um grau de dificuldade “médio baixo”, é uma atividade inclusiva, adequada para toda a família (a partir dos 8 anos).
Mas nem tudo são boas notícias. É que os sustos começam agora mesmo. “Devido à elevada adesão, anunciamos mais cedo o encerramento das inscrições para o Trilho das Bruxas deste ano”, escreveram na segunda-feira passada, 14 de outubro.
“Queremos agradecer a todos os que se inscreveram e que mostram um enorme entusiasmo em fazer parte deste evento! Sem dúvida que será um evento que não irá esquecer. Queremos pedir sinceras desculpas a todos aqueles que não conseguiram inscrever-se a tempo e esperemos encontrá-los no ano que vem”.
A aldeia da Ermida recebe também uma feirinha
Se o seu objetivo for apenas divertir-se naquela que é a noite mais assustadora do ano — sem ter de fazer a caminhada —, existe também a opção de visitar a Feirinha das Bruxas. Mas para fazê-lo também precisa de estar inscrito, já que esta estará instalada no ponto de partida e chegada.
"O acesso dos inscritos é devidamente registado na portaria, sendo permitido apenas mediante a utilização de uma pulseira oficial do evento", explicaram ao Tempo.pt.
É neste local, precisamente, que se realizará o esconjuro e onde será servida a tradicional queimada aos participantes, numa cerimónia popular que remonta às antigas tradições galegas, repleta de simbolismo e misticismo. Sabia que a bebida da queimada, feita com aguardente, é preparada ao som de palavras mágicas, numa cerimónia coletiva destinada a afastar os maus espíritos? É um momento de partilha e diversão que cativará, certamente, todos os presentes, envoltos na atmosfera mágica da aldeia.
Outro elemento típico é o caldo no pote, que será servido a quem estiver inscrito (15€ por adulto ou 6,50€ por criança, valor que inclui o caldo, uma tigela com logomarca e um copo para a queimada). "A acompanhar, muita animação. São motivos suficientes para que a noite de 31 de outubro no Gerês seja de aventura e diversão”, assegura a associação organizadora.
Se for um dos afortunados, não se esqueça de levar uma lanterna, calçado confortável e, claro, o espírito aventureiro. Afinal, quem sabe o que poderá encontrar no meio da floresta... talvez uma bruxa? Todas as informações estão disponíveis online.