O marisco congelado é menos saudável e nutritivo?

É um alimento básico em algumas das nossas mesas, especialmente nesta época. O peixe e o marisco são dois produtos de elevada qualidade nutricional, mas não duram muito tempo. Uma solução é a ultracongelação, mas esta solução continua a suscitar a cautela das pessoas.

marisco
Os produtos do mar ultracongelados incluem frequentemente caranguejos, mariscos, bacalhau ou salmão.

Ainda há muitas pessoas que pensam que o marisco ou peixe congelado é de pior qualidade do que o fresco. Até relacionamos o preço mais baixo em comparação com o fresco com a perceção de uma diminuição dos nutrientes. Nada está mais longe da verdade, como partilhamos:

  • Saudável: pelo menos igual ao fresco. A ultracongelação é um processo de conservação em que os alimentos são submetidos a uma temperatura de -40 ºC num período de tempo muito curto, normalmente inferior a duas horas. Isto garante que os nutrientes permanecem intactos e que as suas propriedades nutricionais são mantidas.
  • Sabor: se descongelar corretamente, a textura e o sabor mantêm-se. Mesmo os mariscos cozinhados e ultracongelados mantêm-se.
  • Simples: o marisco cozinhado congelado já está preparado, pelo que teremos metade da tarefa feita. Além disso, tanto os alimentos cozinhados como os crus ajudam a reduzir o desperdício alimentar porque estão limpos e prontos.
  • Sustentável: o transporte é mais pequeno porque é efetuado em grandes quantidades de uma só vez e com um tempo de conservação mais longo.
  • Seguro: não só porque cumpre todos os requisitos de segurança alimentar, mas também para os pescadores. Como os prazos de entrega são mais longos, é possível planear linhas mais seguras em condições mais favoráveis.
  • Solidez: o marisco congelado não será influenciado pelas flutuações de preços que normalmente ocorrem, por exemplo, no Natal. Além disso, pode alcançar as melhores condições em áreas geográficas onde o marisco fresco não é normalmente encontrado com tanta facilidade.
Barco de pesca.
Os produtos do mar ultracongelados permitem-lhe dar prioridade à segurança em condições mais favoráveis.

Se formos comprar marisco ultracongelado, devemos ter em atenção a integridade da embalagem, se não está partida e se não está gelada (certifique-se de que fechou corretamente a porta dos armários do supermercado).

Compre fresco e congele

É necessário conhecer as diferenças entre a ultracongelação (a -40ºC num curto espaço de tempo), que é uma congelação dinâmica, e o que fazemos em casa, que é uma congelação estática a -18ºC, que é a temperatura que os nossos congeladores normalmente utilizam. Esta congelação ocorre da camada exterior para a camada interior num período de tempo mais longo. Formam-se cristais de gelo maiores, o que por vezes pode afetar a textura.

comida de marisco.
É tão importante descongelar como congelar corretamente para que o sabor e a textura do marisco se mantenham.

Também não influencia significativamente as características nutricionais, mas é preferível congelar com os alimentos tão planos quanto possível, num congelador que não esteja demasiado cheio e mantido limpo e sem gelo.

Como descongelar marisco

Deve fazê-lo sempre no frigorífico, nunca à temperatura ambiente. No caso dos camarões crus, gambas ou lagostins, pode descongelá-los mergulhando-os em água fria com uma mão cheia de sal.

Se o marisco tiver de ser cozinhado, pode fazê-lo diretamente a partir de congelados. Temos muitas razões para não limitar as nossas compras de marisco fresco. Por vezes, a indústria alimentar tem recursos de que pode tirar partido para facilitar a nossa vida.