O “maior percurso pedestre circular do mundo” fica em Portugal — e está prestes a ser inaugurado

Palmilhar Portugal passará por cerca de 100 concelhos de Portugal e interligará o litoral e a linha de fronteira de norte e sul. O primeiro trilho está prestes a ser inaugurado. Quer descobrir onde?

Palmilhar Portugal
Uma nova aventura.

Não é só no fado e no futebol que Portugal se destaca a nível mundial. Também não é só nas praias ou na hospitalidade. Sabia que já tivemos a maior ponte pedonal suspensa do mundo? Ou que somos os maiores produtores mundiais de cortiça?

E, se já sabia que temos algumas das ondas mais gigantes de sempre, estava ciente de que os portugueses são os maiores consumidores de bacalhau salgado do mundo? Sim, parece algo cliché, mas é verdade.

O nosso país tem também o maior número de castelos por metro quadrado, além de termos o maior número de cafés por habitante. Agora, porém, queremos ir ainda mais longe.

"Vamos Palmilhar Portugal?". É precisamente este o convite que, dentro de alguns anos, assumirá uma dimensão nunca vista.

Do que é que estamos a falar? Do projeto Palmilhar Portugal. Um que prevê mais de 3000 quilómetros de caminhada pelo país.

Sim, é isso mesmo. O nosso país está a traçar a rota daquele que será “o maior percurso pedestre circular do mundo”. Depois de concluído, deverá mesmo atravessar "90 a 100 concelhos", afirmou o mentor da iniciativa, Ricardo Bernardes, à Lusa (citado pelo jornal ‘Público’).

youtube video id=PH8yKcim5YY

São mais de 3000 kms para descobrir as maravilhas do nosso país, com trilhos nacionais que dão uma volta de 360º, uma característica ímpar a nível mundial. Passo a passo, somos uma referência nacional e internacional no turismo de natureza, aventura, desporto, saúde e bem-estar”, lê-se no site do projeto.

A proposta está a ser desenvolvida em Alcobaça e quer interligar o litoral e a linha de fronteira de norte e sul, criando uma espécie de trilho de 360 graus. "Uma característica ímpar a nível mundial", afirma Bernardes.

O maior percurso pedestre circular do mundo

Embora não ultrapasse a extensão do Great Trail do Canadá, com 24000 quilómetros, o Palmilhar Portugal será a maior caminhada circular do mundo, rivalizando com a peregrinação europeia da Via Francigena, de Cantuária a Roma.

Um projeto promissor

E a ideia não fica por aqui. “A nossa proposta não só é construir o Maior Percurso Pedestre Circular do Mundo. Queremos ir mais longe. Organizaremos constantemente, ao longo do percurso pedonal, uma série de atividades que dinamizarão os concelhos envolvidos. Comprometemo-nos a atenuar a sazonalidade turística e promovemos a coesão territorial, com impacto direto e extremamente positivo nas economias de cada região”, defendem os responsáveis.

Alenquer
Poderá conhecê-lo em breve. Foto: Tapaaosol.pt

O primeiro percurso, aliás, já está a ser criado. Quer saber onde fica? No concelho de Alenquer. O melhor é que está prestes a ser inaugurado. Só tem de esperar até ao final do mês de julho para conhecê-lo. Segundo Bernardes, dará "destaque às paisagens ligadas aos moinhos e aos vinhedos".

Onde ficarão os próximos trilhos?

Seguem-se, nos próximos meses, "quatro percursos no Alentejo, três na região Centro e dois em Trás-os-Montes". Até final do ano, diz Bernardes, deverá já haver "15 percursos em todo o país".

O mentor do Palmilhar Portugal garante também à Lusa que os traçados dos percursos serão “sempre por terrenos públicos, exclusivamente pedestres e sem alcatrão”. Alguns dos trilhos serão até acessíveis a ciclistas e a pessoas com mobilidade reduzida.

“O desejo de que todos possam vivenciar esta experiência é real. Há um cuidado muito grande no sentido de proporcionar, sempre que possível, etapas inclusivas. Em alguns casos, selecionámos rotas alternativas, para segurança e bem-estar de todos.”

Em desenvolvimento há cerca de dois anos, o projeto, com um valor de 3,5 milhões de euros, foi apresentado publicamente na Bolsa de Turismo de Lisboa do ano passado e está de momento a ser apresentado “a diversos municípios que serão parceiros, colaborando na delimitação e marcação dos percursos nos seus concelhos”.

“A ideia surgiu quando estava a percorrer um trilho e me perguntei: ‘e se este trilho desse a volta ao país inteiro e regressasse ao mesmo ponto sem interrupção?’”

No site, que ainda se encontra em construção, poderá consultar todas as informações sobre este que é o “maior percurso pedestre circular do mundo”.

Será ainda criada uma aplicação que fornecerá informações em tempo real, permitirá reservas de alojamento e refeições em locais próximos do trilho e oferecerá bilhetes para eventos locais. Além disso, está a ser desenvolvido um passaporte digital e físico, que os caminhantes podem carimbar ao longo do percurso.

Venha descobrir e viver, verdadeiramente, Portugal", convidam. "Temos um papel ativo na coesão territorial e na atenuação da sazonalidade turística. Promovemos a sustentabilidade do território, as suas riquezas naturais, o seu património, história, costumes e tradições.”