O jato polar continuará a trazer mudanças ao tempo em Portugal na próxima semana. Durará muito o calor de São João?

As temperaturas vão aumentar no fim de semana e espera-se um São João bem agradável. Mas será que esta tendência se vai manter? Saiba aqui!

As temperaturas começam a aumentar a partir de hoje, praticamente por todo o país. Porém, devido à aproximação de um vale depressionário que entrará em meados da semana pelo noroeste da Península Ibérica, na terça-feira poderemos sentir uma pequena diminuição das temperaturas, principalmente nas regiões Centro e Sul do país.

Sendo que a temperatura máxima mais alta prevista para este dia é de 31 ºC para o distrito de Beja, face aos 35 ºC do dia anterior (segunda-feira). Já Viana do Castelo deverá contar com apenas 23 ºC, sendo o distrito mais frio do país.

Para além das temperaturas, pode, ainda, haver uma pequena probabilidade de precipitação na Serra da Estrela e no extremo noroeste de Portugal, na zona de Melgaço. Contudo, devido à baixa probabilidade e à quantidade prevista, esta pode não chegar ao solo.

vale depressionário
A aproximação de um vale depressionário da Península Ibérica poderá trazer algumas mudanças no estado de tempo em Portugal, a partir de terça-feira.

Além disso, é importante referir que a velocidade do vento vai aumentar de forma significativa, em praticamente toda a faixa litoral, também na terça-feira, podendo atingir rajadas com velocidades compreendidas entre os 50 km/h, em Sagres, até 70 km/h, a oeste do distrito do Porto, podendo estas permanecerem, com velocidades variáveis, até ao final do dia de quarta-feira.

O vale depressionário causará apenas algumas mudanças de curta duração. Estima-se que a semana seja bastante agradável, do ponto de vista meteorológico.

Ainda assim, as temperaturas poderão sofrer um novo aumento gradual a partir de quarta-feira, sendo que as regiões do Centro e Sul continuarão mais quentes, com máximas a ultrapassarem os 30 ºC em vários distritos, como Castelo Branco (32 ºC), Portalegre (31 ºC), Évora (32 ºC), Beja (33 ºC) e Faro (30 ºC). Já no Norte do país, as máximas não deverão alcançar os 30 ºC, sendo que o distrito mais quente da região deverá ser Vila Real, com 27 ºC de máxima.

E nos arquipélagos? Notar-se-á alguma mudança significativa?

Para os Açores, prevê-se um início de semana com ocorrência de precipitação em todos os grupos de ilhas, mas com melhoria gradual, à medida que as horas passam, dando lugar ao sol e a tempo seco, pelo menos até quarta-feira. As temperaturas deverão manter-se entre os 22 ºC e os 24 ºC.

Quanto à Madeira, não se espera qualquer tipo de alteração relevante. Esperam-se dias amenos, com temperaturas entre os 21 ºC e os 25 ºC, sem chuva e com céu pouco nublado.