O furacão histórico Otis atingiu Acapulco esta manhã com categoria 5. Veja os vídeos!
O ciclone ganhou uma força inesperada numa questão de horas e atingiu a costa do México com ventos sustentados de 270 km/h. Espera-se que perca força ainda nesta quarta-feira.
O poderoso furacão Otis, de categoria 5, o máximo na escala Saffir-Simpson, atingiu a costa do México na madrugada desta quarta-feira, próximo de Acapulco, no Pacífico, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
O ciclone, com ventos sustentados de 270 km/h e considerado potencialmente catastrófico, atingiu a costa por volta das 00h25, hora local, deslocando-se a uma velocidade de 17 km/h, detalhou o relatório do NHC.
A recente previsão oficial indicava que o ciclone “perderá força rapidamente” à medida que avança pelo estado de Guerrero (sul do país), que tem uma geografia montanhosa, podendo dissipar-se na noite desta quarta-feira (25).
Segundo noticiou a agência AFP, antes da chegada do fenómeno em Acapulco e noutras áreas de impacto, foram feitos cortes preventivos de energia, o que deixou o porto local na total escuridão quando começaram a soprar os ventos de Otis, acompanhados por uma chuva intensa que inundou o litoral.
Otis adquiriu uma força inesperada
O ciclone ganhou força inesperada numa questão de horas, tendo em conta que ao meio-dia da terça-feira (24) ainda era uma tempestade tropical, apanhando de surpresa autoridades e residentes dos estados afetados, especialmente Guerrero.
"Prevíamos que seria de categoria 1 quando atingisse terra", disse o chefe da Proteção Civil de Guerrero, Roberto Arroyo, à Milenio TV, garantindo que o sistema de previsão perante as crises naturais melhorou nas últimas décadas.
Em Acapulco, cidade com cerca de 780 mil habitantes, muitos residentes compraram água e alimentos à pressa, enquanto empresas e residências protegiam as suas janelas cobrindo-as com madeira ou cruzando-as com fita adesiva em forma de X.
O porto regista uma ocupação hoteleira de 50%, afirmaram representantes daquele setor, que sugeriram aos turistas permanecerem nos hotéis. O governo habilitou mais de 500 abrigos para habitantes que vivem em áreas de risco.
Outros furacões históricos que atingiram Acapulco
Em 9 de outubro de 1997, Acapulco foi atingida pelo furacão Paulina, que atingiu a costa como uma tempestade de categoria 4, deixando mais de 200 mortos, tornando-se um dos mais mortíferos da história mexicana.
Em setembro de 2013, o furacão Manuel deixou um rasto de danos e mais de 120 mortes em quatro estados da costa do Pacífico, a maioria delas em Guerrero.
Otis sem dúvida ficará para a História como um dos mais intensos que afetaram a cidade mexicana. Com o passar das horas, saberemos a dimensão das consequências deixadas pelo fenómeno.