O fantástico lago suspenso sobre o oceano: é aqui que está!
Nas Ilhas Faroé, um arquipélago pertencente à Dinamarca, situado a meio caminho entre a Islândia e a Escócia, existe um lago espantoso que parece estar suspenso sobre o oceano. Descubra as suas características especiais aqui!
Nas Ilhas Faroé, um arquipélago situado a meio caminho entre a Escócia e a Islândia e que faz parte do território da Dinamarca, existe um lago de mais de três km² que parece estar suspenso sobre o oceano. É o lago Sørvágsvatn, o maior lago das Ilhas Faroé, e é conhecido como "o lago sobre o oceano".
Quando observado de certas posições, ocorre uma ilusão de ótica especial que faz com que o lago pareça estar suspenso sobre o Oceano Atlântico. A paisagem do lago situado a algumas centenas de metros da costa rochosa é verdadeiramente única, pois o lago parece estar situado a uma certa altura acima das ondas. Suspenso sobre as falésias rochosas da ilha.
O lago está realmente suspenso sobre o oceano?
A ilusão de ótica amplifica o fenómeno, mas, na realidade, o lago está realmente acima do nível do mar, cerca de 40 metros. Devido à geomorfologia particular da área, o lago não tem grandes saídas para o mar, que de outra forma o esvaziariam. A única saída é a impressionante cascata de Bøsdalafossur, com a qual o lago desagua no oceano. No entanto, o escoamento é apenas parcial e o lago mantém a maior parte da sua reserva de água.
Onde se situa este lugar espetacular?
Para admirar esta paisagem impressionante, é preciso ir ao arquipélago dinamarquês das Ilhas Faroé, à ilha de Vágar, a mais ocidental e com uma superfície de cerca de 176 km² e cerca de três mil habitantes.
As Ilhas Faroé são um destino popular para os amantes da natureza ainda pouco afetada pela intervenção humana, uma terra moldada principalmente pela atividade vulcânica e pelos glaciares, muito rochosa, onde são comuns os penhascos íngremes.
O ponto mais alto situa-se a quase 900 metros acima do nível do mar. O arquipélago é constituído por 18 ilhas, habitadas por cerca de 50 mil pessoas no total, e situa-se no Oceano Atlântico Norte, a meio caminho entre a Islândia e a Escócia.
O clima é subpolar oceânico, embora a influência da Corrente do Atlântico Norte seja importante, atenuando a dureza dos Invernos.