O Etna volta a dar espetáculo, um novo paroxismo visível de muitas partes da Sicília
Após um longo período de relativa tranquilidade, o Etna voltou a dar espetáculo nas últimas horas, com um belo paroxismo, visível de uma grande parte da Sicília oriental.
Após um longo período de relativa tranquilidade, o Etna voltou ao espetáculo nas últimas horas, com um belo paroxismo, visível de grande parte da Sicília oriental. Desde a tarde de domingo, dia 12, a atividade intensificou-se, passando de estromboliana a paroxística, com espetaculares fontes de lava.
A few scenes of the paroxysm at #Etna's Southeast Crater on the evening of 12 November 2023. Unfortunately, clouds covered the volcano most of the time, and there were only rare glimpses of the lava fountains. First scene filmed from Taormina, the others from Tremestieri Etneo pic.twitter.com/SteQnkm0I5
— Boris Behncke (@etnaboris) November 12, 2023
Os fenómenos eruptivos foram acompanhados por um aumento constante dos níveis de "tremor" do Etna, assinalando a subida do magma incandescente nas condutas internas do edifício vulcânico e anunciando a ascensão acompanhada de estrondos provocados pela emissão violenta de gases.
Yep! #Etna definitely putting on a show
— Volcaholic (@volcaholic1) November 12, 2023
Link to stream below pic.twitter.com/LLizc8USr7
O Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia de Catânia informa que a análise das imagens da rede de câmaras de vigilância do vulcão mostra uma fonte de lava proveniente da cratera sudeste do Etna.
A altura da coluna eruptiva é estimada em cerca de 4500 metros acima do nível do mar. As cinzas dispersaram-se na direção leste-sudeste sobre a área entre Giarre e Acireale, afetando de perto a zona de Milo. Algumas das cinzas atingiram também a autoestrada Catania-Messina, perto de Giarre.
Eruptive activity is increasing once more at #Etna's Southeast Crater; cloud cover renders observations difficult. Video was taken while visibility was still decent, view is from home in Tremestieri Etneo, using my 3000 mm zoom. 12 November 2023 pic.twitter.com/pQTwljdemK
— Boris Behncke (@etnaboris) November 12, 2023
"Apesar de terem aumentado ainda mais em termos de amplitude, os tremores vulcânicos e os eventos infrasónicos", lê-se na nota do Ingv, "não apresentam variações significativas em termos de localização. As estações clinométricas do cume Pdn e Plc apresentam variações mínimas abaixo de 0,3 microrradianos, em concordância com a fenomenologia em curso. As restantes estações clinométricas não apresentam variações relevantes".