O comboio histórico do Vouga leva-o até ao “Maior Pai Natal do Mundo”

Com partida e chegada a Aveiro, as carruagens construídas nos primeiros anos do século XX voltam a circular para celebrar a época de Natal. Pelo caminho passará por Macinhata do Vouga e Águeda e descobrirá o “Maior” e o “Menor Pai Natal do Mundo”.

Vouguinha
Comboio Histórico do Vouga. Foto: CP - Comboios de Portugal

Se gosta de comboios, vai adorar a novidade que temos para lhe dar: o Vouguinha está de volta aos carris e com espírito natalício a bordo.

Sim, é isso mesmo. A emblemática locomotiva diesel 9004, carinhosamente apelidada Vouguinha, está pronta para voltar a operar na única linha de via estreita que se encontra em funcionamento em Portugal.

Este ícone da CP está de regresso para mais uma edição de Natal, e fará, como de costume, a ligação entre Aveiro e Macinhata do Vouga.

“Deixe-se levar pelo tempo nesta viagem pela única linha de via estreita em operação no nosso país e embarque a bordo de uma das cinco carruagens dos primeiros anos do século XX, rebocadas pela histórica locomotiva diesel 9004”, lê-se no site da CP — Comboios de Portugal.

Apesar de já ter perdido a viagem inaugural, que aconteceu a 16 de novembro, dia em que se acenderam as luzes natalícias de Águeda, ainda tem várias oportunidades para viajar na locomotiva. Quando? Todos os sábados até 4 de janeiro.

“O Comboio Histórico do Vouga, leva-o de Aveiro a Macinhata do Vouga onde poderá visitar o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga e na volta, em Águeda visitar as diversas iniciativas relacionadas com a época natalícia, entre as quais o Maior e o Menor Pai Natal do Mundo: o primeiro, com cerca de 21 metros de altura e iluminado com mais de 250 mil led’s e o segundo, uma nano-estrutura do artista Willard Wigan, que só poderá ser visualizada através de microscópio!”

Pelo caminho esperam-lhe muitas surpresas

A viagem começa às 13:35 horas, e o objetivo é um: levar os passageiros a um passeio encantador até Macinhata do Vouga. Mas será surpreendido pelo caminho. É que durante o passeio serão distribuídos pastéis de Águeda que serão comidos (ou devorados) num ambiente repleto de motivos natalícios. Além disso, haverá animação temática a bordo, proporcionado “um toque especial e festivo ao percurso.”

A chegada a Macinhata do Vouga está marcada para as 14:58 horas, e também aí nada será deixado ao acaso. Além de ser recebido com animação local, pode contar com uma tenda com mostra e venda de produtos regionais, seguindo-se a visita guiada ao Museu Ferroviário.

No regresso, que está marcado para as 16:00 h, será feita uma paragem de cerca de 3 horas em Águeda, com direito a visita guiada pelas ruas da cidade. E pode ter a certeza de uma coisa: aqui há muito para explorar.

Águeda
Tem muito para explorar. Foto: CM Águeda

Nesta época do ano, o centro histórico e o comércio local enchem-se de vida e são o cenário perfeito para três horas de descobertas, doces regionais e, claro, selfies inesquecíveis.

O “Maior” e o “Menor Pai Natal do Mundo”

Com a tradicional Parada de Natal pelas ruas da cidade, Águeda deu início às celebrações da época natalícia no sábado passado, dia 16 de novembro, a que se seguiu o “simbólico e sempre tão aguardado momento do acender das luzes”, junto ao “Maior Pai Natal do Mundo”.

Ainda não o conhece? Com 21 metros de altura (o equivalente a um prédio de sete andares) e mais de 250 mil luzes LED, é um ícone da cidade, e ganhou este estatuto pelo próprio “Guiness Book of Records”.

Águeda
O "Maior Pai Natal do Mundo". Foto: CM Águeda

Em contraste com a escala gigantesca da figura das tradicionais barbas brancas, existirá um homólogo minúsculo que cabe no buraco de uma agulha e que só pode ser visualizado através de microscópio: é o menor Pai Natal do mundo. A criação do artista Willard Wigan estará em exibição no posto de turismo da cidade.

Espaços encantados, iluminações e decorações, animação cultural e desportiva e os famosos e acolhedores guarda-chuvas são algumas das atrações do Águeda é Natal que promete iluminar de alegria e encanto a cidade até dia 12 de janeiro de 2025”, anuncia a autarquia. Uma das novidades deste ano é uma instalação em forma de boneco de neve gigante na alta da cidade.

Depois de três horas a visitar Águeda, é altura de regressar ao ponto de partida. Às 20:06 chegará, então, a Aveiro.

Com bilhetes a partir de 39€ para adultos e 24€ para os mais pequenos (4 aos 12 anos), que podem ser comprados online, esta é uma experiência que promete encantar toda a família. Se este Natal quer trocar o habitual pelo inesquecível, junte-se ao comboio que combina história, magia e a verdadeira essência natalícia.